sexta-feira, 22 de abril de 2011

O CONTURBADO INÍCIO DO SÉCULO XX

Com os acúmulos primitivos durante o Mercantilismo e a fácil exploração de carvão mineral, ofereceu a Inglaterra no final do século XVIII “combustível” para ser a primeira região do globo a se industrializar. Com a revolução industrial em pleno vapor, a Inglaterra torna-se a grande potência do século XIX expandindo seu comercio por todos os continentes, com ajuda de sua grande frota naval, ela introduziu uma “nova fase” ao colonialismo.
O fim do Mercantilismo além de trazer grandes mudanças para as colônias e para os países recém-independentes é marcado pela introdução do capitalismo, desta forma a Inglaterra é a pioneira na revolução industrial e o berço do capitalismo, o poder da Inglaterra durante os séculos XVIII e XIX foi evidente, mas com tantos avanços tecnológicos em outros países, a Inglaterra entra em declínio no século XX, isso sendo marcado pela perca das colônias da América e a ascensão dos Estados Unidos, e nas produções estagnadas junto com os equipamentos obsoletos.
Como pioneira na industrialização a Inglaterra paga o preço de amadurecer muito cedo, pois por volta da metade do século XIX, ela já tinha alcançado todos os estágios de industrialização. E países como Estados Unidos, França e Alemanha já se lançaram na maturidade que a Inglaterra demorou 80 anos, pois estes países aproveitaram todos os avanços tecnológicos da Inglaterra para pular etapas da industrialização. Tanto que logo nas primeiras décadas com século XX a Alemanha e Estados Unidos já haviam ultrapassado a Inglaterra em produção industrial bruta.
O inicio do século XX foi realmente bastante conturbado além da Inglaterra vim a perder espaço para novas potências econômicas. A Primeira Guerra Mundial é vista como o grande acontecimento do século XX, pois põem fim a uma época sem conflitos na Europa (1871 a 1914) este período é marcado pelo grande momento da burguesia graças ao crescimento do capitalismo imperialista junto à exploração dos proletariados.
Os motivos para a Primeira Guerra Mundial podem ser listados de duas maneiras que sãos os acontecimentos gerais e específicos.
Os acontecimentos gerais é a concorrência entre os países industrializados, pelos mercados internacionais, sendo umas das maiores disputas entre a Inglaterra e Alemanha que já não conseguiam exportar todos seus produtos. O atrito entre as grandes potências devido às colônias africanas, com atraso da Alemanha, Itália e do Japão em praticar o neocolonialismo restaram poucas colônias paras estes países. O espírito nacionalista que atingiu os países europeus, e os governos utilizaram desta ideologia para convocar a população.
Por outro lado os acontecimentos específicos complementaram a causa. A França tinha dificuldade em aceitar a perda da região Alsácia-Lorena para a Alemanha. A Itália cuja unificação política ocorreu no século XIX, ansiava incorporar em seu território as cidades de Trento e Trieste que pertencia a Áustria e Hungria. O reino da Servia tinha a intenção de anexar Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia que pertenciam ao Império Austro-Húngaro. As pretensões da Servia eram respaldadas pela Rússia, que deseja consolidar sua influencia nos Bálcãs para ter acesso ao mar do mediterrâneo. O decadente Império da Turquia sofria duplas pressões, a Rússia pretendia os estreitos de Bósforo e Dardanelos, já a Grã-Bretanha que deseja liberar as populações árabes do domínio turco a fim de explorar petróleo no Oriente Médio, fazendo com que o Império Turco buscar apoio da Alemanha tanto militar quanto técnico.
Podemos dizer de modo geral que o inicio da Primeira Guerra Mundial, se deu pelo enfraquecimento do Império Otomano em 1912. Pois entre 1912 a 1913 ele perdeu grandes proporções de terras, à Servia que com isto anexa boa parte do Império Otomano, regiões que teve mais perda foi da Grécia e Bulgária, este foi os primeiros passos do projeto de Grande Servia.
O estopim para o conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, em uma vista a Sarajevo. O assassino era um jovem que integrava um grupo Sérvio conhecido como mão negra, contraditória as influencia Áustria-Hungria na região dos Bálcãs. O Império Austro-Húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Servia em relação ao crime e declarou guerra a Servia em julho de 1914.
Isso fez que com que a Rússia colocasse suas tropas em alerta. A Alemanha faz o mesmo e declara guerra a Rússia sendo imitada pelo governo Austro-Húngaro. França e Grã-Bretanha, surpreendidos com a rapidez dos acontecimentos não se moverão. Mas a Alemanha que estava de campanha desde 1911 declarou guerra à França e logo em seguida o governo britânico declarou guerra à Alemanha. Em poucos dias os conflitos balcânicos tinha tomando proporções em toda a Europa.
Os países europeus havia desde o final do século XIX, feito alianças políticas e militares e com o caminhar dos conflitos estas alianças continuaram. As duas alianças eram a Tríplice Aliança fundada em 1822 pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. A Itália que entrou na guerra somente em 1915 e passou a integrar o lado oposto com o objetivo de se apropriar de novas colônias africanas. E a outra aliança denominada Tríplice Entente constituída em 1907, formada por França, Rússia e Grã-Bretanha, esta que o Brasil apoia, a participação brasileira é marcada por envio aos compôs de batalha enfermeiros e médicos.
Em 1917 com a entrada dos Estados Unidos na guerra ao lado da Tríplice Entente, uma vez que os Estados Unidos tinham acordos comerciais com a França e Inglaterra. Em 1918 termina os conflitos, as forças americanas, francesas e inglesas dão um ataque definitivo, Turquia, Áustria e Bulgária rendem-se.
Os bolcheviques haviam assinado o tratado de paz por parte da Rússia. A Alemanha encontrava-se com diversos problemas internos, a fome e saúde precária de sua população, o país caminha para uma revolução social. Com a renúncia de Kaiser, exigida pelos Estados Unidos um conselho socialista negociava se render.
Em 28 de julho de 1919, é assinado o Tratado de Versalhes pondo fim à Guerra oficialmente. Este tratado é um conjunto de decisões tomadas pelos países vencedores. Liderado pelos Estados Unidos, França e Inglaterra, entre os tratados destaca-se os que se referem a Alemanha, que são:
· Alemanha é considerada a única responsável pela guerra.
· Foram perdidas todas as colônias, e vários territórios europeus redistribuídos, como a região Alsácia-Lorena, o corredor polonês.
· Entregar boa parte de seus navios mercantes.
· Para indenização em dinheiros aos vencedores.
· Reduzir o poder militar.
O Estado Soviético, no inicio do século XX os czares entraram em conflito com o Japão, uma vez que almejavam expandir seu Império ao sudeste asiático. O abismo envolvendo ricos e pobres e os horrores da guerra promoveram grande revolta em 1905
em São Petersburgo. As classes trabalhadoras, pessoas comuns e soldados, reuniam-se
em assembleias a fim de exigir melhores condições de vida.
As assembleias ganharam o nome de “Sovietes”, que em russo é conselhos. Desta assembleia foi eleito presidente, o jovem Leon Trotsky membro do Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR), de ideologia marxista, cujo se dividia em duas alas: a bolchevique maioria liderada por Lênin e a Menchevique minoria.
Trotsky que tinha suas próprias ideias, não se alinhava com nenhuma das alas, mas fazia dura oposição a Lênin por isso era visto como Menchevique. Esta revolução de 1905 foi esmagada pela policia, o POSDR como era clandestino foi duramente perseguido. Aonde grande parte de seus militantes foram presos, torturados e assassinados. Os militantes que conseguiram escapar ficaram exilados. Lênin e Trotsky, um de cada lado passaram a centralizar a luta.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a situação da Rússia ficou ainda mais grave, com ela foi duramente atacada pelo exercito germânico, a fome, a miséria, epidemias e violência se espalhou de uma maneira incontrolável por todo o território russo, havia crise até de abastecimento alimentar. Até mesmo as tropas de czar Nicolau I, formada por grande parte de camponeses pobres, forma profundamente desmoralizadas.
Desta forma o regime czarista encontrava-se debilitado, e em março de 1917, o czar foi derrubado. Em uma das greves em São Petersburgo, Nicolau II faz uma de suas ultimas decisões que foi mandar seu exercito abrir fogo, a fim de conter a multidão, porem essa escolha foi bastante desastrosa, pois parte de seu exercito sobre tudo os soldados, vieram a apoiar à revolta. O conjunto de forças políticas de oposição formadas por liberais burgueses e socialistas depuseram o czar Nicolau II, dando inicio a revolução russa.
Em abril de 1917, Lênin encontrava-se de volta a Rússia, e assume o poder com ajuda de Trotsky, que havia tomado Bolchevique, em suas primeiras atitudes Lênin decretou confisco de grades propriedades em nome do Estado, e proclamou o monopólio estatal, do sistema financeiro. Neste momento estava começando o primeiro Estado Socialista, e com á vitória do partido Bolchevique, em 1918 passou a ser chamado de Partido Comunista.
Em 1918 começa a guerra civil da Rússia, tendo um lado o exercito Branco representando os interesses do antigo regime, e o exercito vermelho representando o novo. A guerra civil dura até 1921, com vitória do exercito vermelho. E com a morte de
Lênin, em 1924, Josef Stalin assume o poder e a condição de ditador. Stalin expulsa Trotsky do PCUS em 1927 e da União Soviética em 1929. Trotsky ficou exilado no México mais em 1940 foi assassinado. Josef Stalin que ficou a frente da União Soviética de 1924-53, e este momento é marcado pelo processo de expansão industrial e grande repressão ao s opositores. Era perceptível o nascimento de uma grande potência.
Enfim, os primeiros 25 anos do século XX foram de grandes mudanças, tanto no campo político-econômico quanto no geográfico, a Inglaterra foi durante um longo período o principal país do mundo, principalmente devido sua industrialização. Porém outros países como Estados Unidos e Alemanha, também investiram em suas produções, concorrendo com os mercados ingleses.
A Primeira Guerra Mundial deixou todos os países da Europa em crise, devido os investimentos em produtos bélicos, mas sem duvida o país que mais sofreu foi a Alemanha com as obrigações do tratado de Versalhes.
A Rússia que também passou por grandes problemas devido a Guerra Mundial e sua Revolução interna termina a primeira metade do século como grande potência mundial e pioneira do socialismo.
Com a primeira guerra mundial o mundo conheceu o assustador poder estadunidense, que entrou para fazer a diferença no lado da tríplice entente. Com o fim da guerra os Estados Unidos encabeçaram o tratado de Versalhes que é tido como o causador da segunda guerra.
Com as regras impostas sobre os alemães já citadas acima, o tratado de Versalhes gerou um grande sentimento de revanche entre os alemães. A ascensão dos países do eixo (Itália, Alemanha e União Soviética) mais a crise do capitalismo deixavam em alerta as grandes potencias da época (E.U.A, França e Inglaterra). Esta crise capitalista alavancou ainda mais o contingente que passou a aderir ao movimento Fascista da Itália (Benito Mussolini) e para a ascensão do Nazismo de Adolf Hitler que após tomar várias medidas, reergueu a Alemanha fazendo com que em 1940 estivesse em condições de chamar o mundo novamente para uma guerra total.
Os países do eixo atacavam ferozmente, o Japão faz um ataque violento a base naval de Pearl Harbor, no Hawai em 1941. Em 1942 os americanos respondem derrotando-os na batalha naval de Midway em 1942.
Em 1944, ocorrera o célebre Dia D, quando tropas anglo-americanas-canadenses desembarcaram na Normandia. Após uma das mais brilhantes operações de guerra feita pelos aliados, o exercito alemão perdeu forças e aos poucos iam sendo derrotadas em diversos locais até que se rendem definitivamente em Maio de 1945. Porém o Japão não atendeu ao ultimado de rendição fazendo com que o presidente norte-americano Truman tomasse a decisão mais criticada do século XX ao ordenar o ataque nuclear com duas bombas. Uma atingindo Hiroshima no dia 6 de agosto e a segunda em Nagasaki no dia 9, causando milhares de mortes e devastação total das áreas atingidas.
Segundo fontes oficiais a segunda guerra mundial deixou um saldo entre 40 a 60 milhões de mortos, mais da metade eram civis.
Para muitos historiadores a medida tomada pelo presidente Truman de lançar duas bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagazaqui foi desnecessária, pois o Japão não suportaria por muito tempo mais a guerra, fazendo com que logo se rendessem. Para os historiadores o que o presidente quis fazer foi intimidar e assustar principalmente a URSS com seu poder bélico. Após o fim da Segunda guerra mundial, mais um conselho foi convocado com o intuito de reorganizar o mundo novamente, porem o mundo se dividiu em dois blocos com modelos econômicos distintos. De um lado tínhamos o modelo capitalista liderado pelos E.U.A. De outro lado tínhamos a U.R.S.S liderando o modelo socialista. O mundo estava dividido entre estes dois modelos econômicos e prosseguiu assim até 1990 com o fim da guerra fria.
A guerra fria foi marcada pelo conflito ideológico entre ambos os modelos vigentes naquele momento e perdurou por mais de 40 anos sem que houvesse uma luta armada entre as duas super-potencias.
A disputa entre os dois blocos econômicos pela hegemonia planetária provocaria conflitos por todo o mundo e uma desenfreada corrida armamentista fazendo com que o modelo socialista viesse a falência.

Bibliografia
MORAES, Marcos Antonio de. Geopolíticas: apocalipse do século XX, editora átomo, 2006


Nenhum comentário:

Postar um comentário