segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Movimentos sociais - o Cartismo


Cartismo – Surgimento, reivindicações e melhorias

O Cartismo foi um movimento dos trabalhadores das indústrias com o objetivo de reivindicar a participação política da classe e ainda solicitar a criação de leis a favor deles, no início do século XIX. A Revolução Industrial, que aconteceu um século antes, revelou um período de progressos material e econômico nos países capitalistas. A força desse modo de produção influenciou a vida social e estabeleceu novas maneiras da sociedade se relacionar, assim como também aguçou as diferenças entre a burguesia e o proletariado.

O local de trabalho e as péssimas condições de vida dos operários foram capazes de estabelecer uma massa de trabalhadores que viviam imersos em diferentes situações. As cidades inchavam e a urbanização não acompanhou essas modificações: não existia higiene, o que trazia doenças e a rotina de trabalho era muito pesada. O ambiente dentro das fábricas era muito hostil, porque os operários eram obrigados a trabalhar horas e horas para atender as necessidades do burguês proprietário dos modos de produção. E para piorar, os salários eram muito baixos, forçando toda a família a trabalhar, inclusive as crianças.

As mulheres ganhavam um terço do que os homens ganhavam e trabalhavam da mesma forma. Em algumas fábricas, capatazes impunham penas físicas àqueles que não realizassem as tarefas. Não havia segurança no ambiente de trabalho, os operários estavam sob riscos o tempo inteiro.

Surgimento do Cartismo

Foi em meio a essa realidade que o Cartismo surgiu na Inglaterra no século XIX, anos 40. Esse movimento cobrava a redução das jornadas de trabalho e reivindicava melhores condições de trabalho.

Os líderes do Cartismo foram Feargus O’Connor e William Lovett. Os operários ingleses solicitavam mudanças junto ao Parlamento na conhecida Carta do Povo. Nela, o movimento idealizava o sufrágio universal, a instituição do voto secreto e a remuneração parlamentar. No ano de 1848, aconteceu uma marcha enorme para cobrar esses pedidos feitos. O Parlamento apoiou o Cartismo.

Com o Cartismo, os operários foram atrás do fim das hostilidades dos ambientes urbano e da fábrica. Ao clamarem por participação política, os trabalhadores se colocavam como uma classe socioeconômica com seu pensamento específico.

Depois desse movimento cartista, diversos outros surgiram, todos levando em conta a vida do trabalhador e a disparidade de concentração de dinheiro nas mãos da burguesia. Os vindouros foram também influenciados pelo marxismo. Dessa maneira, o século XIX ficou marcado pela luta de classes e pela força que os trabalhadores detinham e mostravam quando se reuniam reinvidicando todos os seus interesses

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário