domingo, 27 de setembro de 2015

GESTÃO DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA

O empreendendorismo relaciona-se com criar algo novo, transformar ideias inovadoras em ações através das quais se produzem resultados sejam materiais (lucro) ou imateriais (satisfação, atendimento de necessidades).
“Assim, o empreendedorismo relaciona-se à criação de algo (ideia, produto, serviço, processo), que caracteriza uma novidade ou inovação no ambiente (diferente do que já existe), de modo organizado (planejado, controlado, administrado), com o objetivo de gerar riqueza (resultado), assumindo-se os riscos dessa criação (avaliando as dificuldades e possíveis problemas ou desafios a serem enfrentados) ”.
Pode-se observar que a motivação para esta atitude de empreender vem de uma ação por necessidade ou oportunidade. A primeira ocorre quando há falta de trabalho, por exemplo e a pessoa tem a necessidade de criar um novo trabalho para seu sustento. A segunda, é a do profissional que mesmo empregado ou não observa a chance de criar o empreendimento, assumindo os riscos de fracasso e a vontade de obter ganhos (ser o próprio patrão, ter liberdade de sair da rotina, criar oportunidade de satisfação tanto no âmbito pessoal quanto à sociedade).
Durante a infância, pode-se focar principalmente na educação financeira e nos princípios de independência, inovação, capacidade iniciativa e criativa, facilitando à criança focar nas próprias oportunidades, no potencial do envolvimento em questões como construção do projeto de vida da criança, pautado nos sonhos dela com perseverança.
A juventude vem cada vez mais participando dessa área e lançando produtos novos e criativos. Como é de característica da juventude as ideias e ideais, além disso, o jovem não tem medo de empreender, pois tem acesso às diversas informações necessárias para buscar o pioneirismo e acreditar nas chances de sucesso no mercado.
Os idosos, no que diz respeito a aposentadoria tem mudado o foco ao longo dos anos e na prática resolvem abrir um negócio, montar roteiros de viagem e retornar ao antigo emprego em jornadas reduzidas abertas a novas possibilidades.
O empreendedorismo é instrumento econômico de desenvolvimento da sociedade, pois aumenta a renda do cidadão, contribui para a produtividade e disponibilização de tecnologias, produtos e serviços.
Estas ações nas organizações públicas transformam o poder em favor do cidadão e seus direitos. Atualmente, há uma crescente preocupação em fiscalizar os bens e as atividades realizadas pelo poder público. Porém, ainda se tem um investimento muito aquém nas diversas áreas públicas e é necessário que se faça um bom uso dos recursos escassos. Portanto, o desafio é inovar e utilizar bem os recursos que vem da sociedade contribuinte.
A criação de projetos ou empreendimentos em organizações públicas
Pode-se haver remuneração ou não neste tipo de empreendimento, mas a motivação frequente ao empreender nestes setores geralmente é de que haja um reconhecimento social e satisfação pessoal, considerando-se assim, uma missão de criar e inovar com qualidade.
Desafios do intraempreendedor
Consideram-se empreendedores os que criam novos empreendimentos e os que inovam dentro de organizações e negócios que já existem, este último chamado de intraempreendedor. Para este servidor que esteja empenhado em desenvolver projetos inovadores dentro das organizações há vários desafios.
Segundo o Livro da disciplina, pode-se considerar como desafio maior é que não basta querer é preciso poder! Pois, as organizações públicas - até mesmo as instituições privadas, são permeadas por leis, normas, resoluções e regras que muitas vezes limitam as ações e delimitam os termos de mudanças, o que impede o processo criativo do intraempreendedor. Portanto, deve-se encontrar oportunidades dentro destas margens e saber relacionar-se com os profissionais habilitados, a fim de convencê-los, de maneira persistente, que é realmente necessário o tipo de mudança proposta e flexibilizar estas possíveis normas, de forma a influenciar a execução do novo empreendimento e ter seus projetos aceitos e executados;
Ainda podemos considerar mais alguns desafios:
Ø Administração dos recursos: para fazer mais com menos, utilizar bem, pois os recursos advêm da população através dos impostos;
Ø Gestão eficiente: a fim de determinar e alcançar as metas e gerar os resultados externos esperados, de modo a satisfazer as expectativas da sociedade (público-alvo).
Ø Análise crítica de chefias e órgãos especializados aos devidos projetos: que avaliem a viabilidade técnica, financeira e social antes de autorizá-los, pois deve-se ter em mente a possibilidade do fracasso, embora os esforços devem ser feitos para levar o novo empreendimento ao sucesso. Nesse sentido, aprender com os erros e evitar fracassos maiores muitos projetos são interrompidos para que não acarretem em maiores perdas dos recursos públicos;
Ø Existência de um ambiente amigável à inovação e à mudança, propício ao intraempreendedorismo;
Ø O interesse deve ser público e coletivo, sobrepondo aos interesses individuais;
Ø Aprender sempre mais: de maneira sistêmica, que abranja todos os setores da empresa;
Ø Manter o espírito crítico, questionador e impulsionador de mudanças e quebras de paradigmas;
Ø Formalizar a ideia em projeto escrito e elaborado através de dados e informações relevantes, objetivos delineados e resultados esperados;
Características do servidor público intraempreendedor:
Há alguns aspectos relevantes para caracterizar o servidor que se propõe a desenvolver a inovação nas organizações, mesmo sem podermos dizer que há um perfil claro que identifiquem com exatidão este profissional, pode-se compor um conjunto de algumas habilidades essenciais dentre as capacidades que devem possuir, sobretudo destacam-se:
Ø Buscar a inovação e melhorias dos processos organizacionais;
Ø Conhecer bem sobre o negócio ou setor, identificando possíveis riscos;
Ø Pensar constantemente em criar produtos, serviços e projetos para atender melhor às necessidades dos cidadãos;
Ø Desenvolver competências necessárias para elaboração profissional de projetos;
Ø Atuar em equipe com comprometimento e treinamento adequado, observando e usufruindo das competências de cada membro, atribuindo metas e tarefas de acordo com o perfil.
Ø Desenvolver a capacidade de negociação, aprender a planejar e conduzir o processo pois, podem ocorrer mudanças de chefia e cargos de comando que autorizem ou não a continuidade de projetos já iniciados;
Os processos de intraempreendedorismo contribuem com a motivação do servidor, pois o intraempreendedor desenvolve habilidades questionadoras, propostas de mudanças e inovação das organizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário