quinta-feira, 24 de setembro de 2015

É POSSÍVEL APRENDER UM IDIOMA SOZINHO?

Há várias teorias que defendem que  no desenvolvimento da pessoa estão presentes duas linhas de desenvolvimento que se entrecruzam: o desenvolvimento biológico (ou natural) e o desenvolvimento cultural. Isso significa que o  ser humano  constitui-se através das relações sociais e pela ação do trabalho. Vygotsky  salientava que o modo de pensar e agir do sujeito desenvolve-se a partir das interações sociais e culturais que ele estabelece com o meio que o cerca.

Hoje há um consenso que, quanto mais a criança tiver condições de estabelecer interações com o outro, com o seu entorno físico e sociocultural, maior será seu potencial de desenvolvimento e aprendizagem.
Todo este preâmbulo serve apenas para demonstrar que para aprender uma língua é necessário haver comunicação logo, interação. Entretanto, há algumas coisas que podemos fazer para melhorar  e aprofundar o conhecimento:
  1. Leitura de revistas e textos em geral: este hábito  amplia o vocabulário e ajuda a pensar em língua estrangeira, sem mencionar a questão cultural e o modus vivendi. Uma língua só existe agregada ao seu contexto sócio-cultural.
  2. Música: ouvir música desenvolve a percepção sobre  o ritmo das frases, pronúncia e  vocabulário.
  3. Filmes com som e legenda desenvolve a habilidade de compreensão auditiva e  colabora para a memorização de novas expressões.
O importante é o contato constante. Costumo dizer aos meus alunos que é necessário estudar todos os dias pelo menos por dez minutos.
Seguindo meus próprios conselhos já sou capaz de traçar um grande diálogo em alemão:
- Gute Nacht!
-Danke!
Ou:
-Essem auf dem tisch.
-Danke.
Ou ainda:
-Für dich
Ah, tem mais uma:
-Ish bin zuhause.
Bem, não é muito grande, mas tem sido um aprendizado muito agradável

Nenhum comentário:

Postar um comentário