quinta-feira, 11 de abril de 2013

ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS - VISÃO GERAL


Vamos mostrar como a evolução do capitalismo e do desenvolvimento econômico foram gerando a degradação ambiental e, como resposta, reações políticas e acadêmicas. Revisão : Importante ficar claro que este breve artigo não substitui aulas ou pesquisa no sentido de estudos, mas deve ser vista como um guia de conhecimentos e um pequeno resumo dos principais pontos e ideias apresentados sobre a questão ambiental.

Revolução industrial sec. XVIII

Efeitos sobre o meio ambiente já ocorriam, mas em proporções menores e menos impactantes.
A partir do séc. XVIII, o homem dá inicio a uma mudança radical e sem precedentes na história da humanidade, transformando amplamente sua relação com o meio ambiente. O desenvolvimento industrial acelerado a partir de então, não foi acompanhado por políticas de proteção ambiental. Nesse sentido, até meados do séc. XX, a maior parte das medidas de proteção da biosfera era tímida e não surtia efeito significativo a longo prazo.

Evolução do capitalismo

Voltado para a produção, acumulação e consumo de bens, o desenvolvimento capitalista gerou mais impactos com a exploração de recursos naturais.

Efeitos da expansão do capitalismo nos se. XIX e XX

Gerando uma verdadeira “explosão” demográfica, rápida industrialização nos grandes centros urbanos da Europa e nos Estados Unidos, aumento da desnutrição e miséria, desaparecimento contínuo de recursos não renováveis.

Clube de Roma: “Os Limites do Crescimento”, 1974

A partir das preocupações com os efeitos danosos do crescimento industrial nas décadas anteriores, o relatório publicado chama atenção para a necessidade de se repensar o crescimento global em termos de equilíbrio global, visando reflexão sobre os modelos de crescimento baseados na exploração predatória dos recursos naturais.

I Conferência sobre Meio Ambiente em Estocolmo, 1971

Seu principal objetivo era institucionalizar o tema ambiental no cenário internacional. Neste encontro os temas sociais e econômicos também passam a ser vistos como parte da questão ambiental, atrelando meio ambiente e desenvolvimento.

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 1972

Primeira instituição internacional com sede num país africano, o PNUMA voltou seus trabalhos para a promoção da pesquisa cientifica na área ambiental e na promoção de acordos internacionais, fomentando a chamada agenda ambiental global.

Comissão Mundial do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, 1980

Primeira iniciativa no sentido de conscientização global sobre o tema ambiental e da necessidade de reformulações nos padrões de comportamento, compatíveis com os desafios da interdependência nas questões ambientais. Expansão das ideias de transnacionalidade da questão ambiental. Sua atuação foi prejudicada pelo contexto da Guerra Fria e a centralidade do tema “segurança internacional” na agenda política global.  Ao longo da década de 70, um substancial aumento da regulação e controle em torno de elementos que exerciam influência sobre o meio ambiente surgiu como decorrência direta dos debates e deliberações da Conferência de 1972.

Comissão Mundial do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, 1980

Presidida pela Primeira-Ministra norueguesa Gra Harlem Brundtland, a comissão se aproximou de grupos ambientalistas e ONGs ligadas ao tema a fim de produzir um estudo imparcial, amplo e isento sobre a questão ambiental e os impactos do homem na biosfera. Na década de 1980, entra em vigor em grande parte do mundo as legislações voltadas para a regulação das indústrias, principalmente as mais poluentes.

Nosso Futuro Comum: o relatório Brundtland, 1988

O documento produzido pela Comissão Mundial do Meio Ambiente, considerado o mais importante documento oficial já produzido sobre o tema, chamou atenção para o papel do homem nas ameaças ao perfeito equilíbrio do meio ambiente planetário, apontando processos de degradação já em andamento. Também pode ser considerado inovador, por diferenciar o papel dos países ricos e pobres sobre os impactos do desenvolvimento no meio ambiente e atrelar, definitivamente, questões ligadas ao desenvolvimento das nações aos temas ambientais. Outro ponto importante é que no relatório em questão é formalizado o conceito de desenvolvimento sustentável.

Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO-92

Além de consagrar o desenvolvimento sustentável como mecanismo necessário à preservação ambiental frente às necessidades de desenvolvimento dos povos e revisar todas as medidas e recomendações feitas na Conferência de 1972, a ECO-92 produziu cinco documentos de grandes importâncias, entre eles a Agenda 21, com proposições para um amplo plano de ação a longo a prazo para governos, órgãos da ONU, grupos e entidades setoriais independentes e agências de desenvolvimento, respeitando as características locais e os princípios defendidos pelo documento geral dessa conferência.
Ao longo da década de 1990, a questão ambiental passa a ocupar ainda mais espaço na agenda internacional por conta do fim da bipolaridade e da centralidade do tema segurança internacional na política global da Guerra Fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário