sexta-feira, 9 de março de 2012

AS CONFERÊNCIAS TEERÃ - POTSDAM

Poucas vezes na história do século XX, três estadistas de origem social tão diversa e passado político tão distinto encontraram-se numa conferencia como deu-se durante a cúpula de Teerã, somente a guerra de agressão desencadeada por Hitler, poderia ter colocado aqueles três homens tão diferentes, que representavam coisas tão distintas e tão contrárias, reunidos ao redor de uma mesma mesa de negociações. Roosevelt era um entusiasta da democracia e do capitalismo, Churchill era a própria materialização dos interesses universais do Império Britânico, enquanto o todo-poderoso Stalin era o arauto da revolução proletária e das aspirações anticolonialistas que vinham abalando o mundo desde 1917.

Conferência de Teerã, ocorrida em novembro de 1943 com a participação dos representantes das potências, já mencionados, definiram a fronteira da Polônia em relação a União Soviética. Anexaram a ela ainda os países bálticos e projetaram a divisão da Alemanha em vários estados, foi o primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial além de lançarem bases de definições de partilhas, decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas, o que concretizou no desembarque dos Aliados na Normandia no Dia D. Deliberou-se ainda sobre a divisão da Alemanha e as fronteiras da Polônia ao terminar a guerra, além de se formularem propostas de paz com a colaboração de todas as nações. Estados Unidos e Inglaterra reconheceram, ainda, a fronteira soviética no Ocidente, com a anexação da Estônia, da Letônia, da Lituânia e do Leste da Polônia. 

Na Conferência de Potsdam, os líderes das potências aliadas traçaram as fronteiras do capitalismo e do comunismo. Era o começo da Guerra Fria, afinal, terminada a guerra na Europa, estes deveriam esboçar o projeto da nova ordem mundial e decidir quais seriam as fronteiras do capitalismo e do comunismo no continente europeu.
Em clima de tensão, realizou-se a Conferência de Potsdam, nela o resultado foi: a divisão da Alemanha em zonas de ocupação: norte-americana, soviética, inglesa e francesa, foi igualmente fragmentada em quatro partes. Os vencedores impuseram aos alemães uma reparação de guerra de bilhões de dólares. A indústria bélica alemã foi eliminada, a produção de aço limitada, e certas fábricas desmontadas. Foi decidido o julgamento dos lideres nazistas por um tribunal internacional.
A conferência decidiu destino e a administração da Alemanha, que se havia rendido abordou aspectos já mencionados como a desmilitarização, a desnazificação, democratização, julgamento dos criminosos de guerra nazis, divisão da Alemanha e da Áustria, fixação de indenizações de guerra, etc.
Durante a Conferência, o presidente americano confidenciou ao presidente da União Soviética que detinha uma nova arma muito potente e segundo parece Stalin – que já sabia da existência de tal armamento sugeriu apresentar ao Japão um ultimato para que se rendesse sob pena de uma “rápida e total destruição” mas sem mencionar a nova arma. O Japão recusou render-se. No dia 6 e 9 de Agosto, os EUA lançaram bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Em face da destruição, o Japão rendeu-se de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário