Que a escola é o lugar apropriado para ensinar e aprender,
isso todo mundo já sabe. Se a sala de aula é o local específico de
aprendizagem, não se questiona. Mas que existem outros locais em que a
aprendizagem pode ocorrer de forma eficiente, isso pode ser novidade para
muitos.
Construir o conhecimento por meio da aprendizagem tem sido
um tema que ocupa as discussões acadêmicas mundo afora. É um desafio para os
educadores conseguir que a escola contemple ao mesmo tempo um lugar de estudo e
prazeroso para o estudante.
A criança e o adolescente estão cada vez mais conectados com
informações e tecnologias do mundo moderno. A figura clássica do professor, da
lousa convencional e do giz há muito tempo não é suficiente para despertar o
interesse pelo aprendizado, a atenção ao estudo e o prazer pela escola.
Infelizmente muitos alunos ainda são obrigados a conviver
com ambientes escolares que se restringem a uma modesta sala de aula. Este cenário
faz do instrumento escolar um trabalho sem resultado prático.
Educadores e diretores de escolas públicas e privadas de
todo o Brasil aplicam cada vez mais a tese de que os diversos contextos
extraclasse ajudam no desenvolvimento e na construção do conhecimento.
Pesquisa
Em estudo realizado, há alguns anos, pelo Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 13 países latino-americanos,
incluindo o Brasil, concluiu-se que a qualidade da infraestrutura escolar
influencia a aprendizagem dos alunos destes países.
Instituições que não ofereciam espaços de convivência,
laboratórios de ciências e informática, salas ambiente e estrutura física
agradável tinham um desempenho acadêmico muito abaixo das instituições que
possuíam um espaço completo.
Na opinião dos educadores é inconcebível oferecer ensino de
qualidade desprezando a concepção do espaço-ambiente de aprendizagem.
Recomenda-se que esses espaços sejam seguros, atraentes e as
atividades bem planejadas para atingir o objetivo maior, que é o pedagógico. Os
ambientes são importantes para fortalecer e contribuir com a aprendizagem mais
prazerosa dos alunos, proporcionar um clima acolhedor, sem abrir mão da
segurança e da higiene.
Conhecimento
O autor russo Lev Vygotsky defende que a aprendizagem tem um
papel fundamental para o desenvolvimento do saber e do conhecimento. Ele
reforça que todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem e
inclui aquele que aprende, o que ensina e a relação entre eles.
O ambiente estimulante para o aluno é aquele que oferece
segurança e ao mesmo tempo se mostra desafiador. Onde sinta prazer de pertencer
àquele ambiente e possa estabelecer relações entre os pares.
A escola deve inserir os ambientes de forma aberta e
equilibrada, o primeiro cuidado é que eles estejam ligados às habilidades a
serem trabalhadas, deve haver significância entre o que se quer ensinar. O
professor terá que estabelecer a ponte entre o conteúdo e o ambiente.
Amando!😍😍 Lev Vygotsky
ResponderExcluir