domingo, 4 de outubro de 2015

A CRISE BRASILEIRA E A REDUÇÃO DOS CUSTOS NAS ESCOLAS

O atual momento da economia brasileira exige responsabilidade e cautela na administração de instituições, e no caso das escolas não é diferente. A redução de custos é uma busca constante dos profissionais da área financeira das administrações escolares. Porém, cortar gastos sem interferir na qualidade do serviço oferecido é o grande desafio.
A elaboração de um planejamento financeiro que possibilite a retomada do crescimento da instituição é um fator primordial
Abaixo algumas dicas e orientações sobre o que deve ser priorizado pela gestão e o que tem menos importância na hora de avaliar as possibilidades de redução de custos; quando uma instituição necessita de redução de custos para continuar com suas atividades, é necessário reavaliar e analisar as condições reais que permitam sua continuidade.
Quando é necessário reduzir custos na instituição?
Embora uma Instituição possa desenvolver ou continuar suas atividades sem auferir lucro, o valor das receitas (entradas) deve ser pelo menos igual ao valor das despesas (gastos/pagamentos). A redução dos custos torna-se necessária quando, durante certo período de tempo, a Instituição apresenta saldo negativo em seu balanço patrimonial.
Como reduzir custos sem comprometer a qualida­de do serviço prestado?
Para exercer suas atividades, uma instituição necessita de: corpo docente, corpo técnico-administrativo, material didático, material de apoio, infraestrutura física, laboratórios, marketing, entre outros. A redução dos custos sem comprometer a qualidade do serviço prestado pode ocorrer sobre os itens que compõem os custos indiretos, ou seja, a redução de custos não pode afetar as atividades diretamente ligadas ao ensino, por exemplo, corpo docente e material didático.
Há necessidade de elaboração de um planejamento específico?
O planejamento de trabalho é de fundamental importância na administração escolar. Tem como ponto de partida o conhecimento da realidade escolar, partindo de coleta de informações sobre os aspectos significativos da realidade, bem como análise e interpretação delas, resultando em subsídio para o planejamento. Nesse caso, torna-se necessária a elaboração de um planejamento financeiro que possibilite a retomada do crescimento da Instituição.
O que deve ser considerado nesse planejamento?
Embora o planejamento financeiro considere projeções financeiras e estas sejam apenas estimativas, elas tornam-se mais concretas à medida que o gestor adquire mais informações. Ressalte-se também o orçamento financeiro, projeção, que determina as condições de trabalho apresentando as receitas, custos com recursos humanos, custos de materiais didáticos, custos com marketing, entre outros. Assim, o planejamento financeiro conduz a administração escolar a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas. Permite, ainda, à administração, visualizar com antecedência as possibilidades de investimento, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que considere necessário manter em caixa, visando seu crescimento e sua rentabilidade.
Quais as opções na hora da redução de custos: o que deve ser priorizado e o que é descartável na escola?
Consideramos como prioridade as atividades e os materiais ligados diretamente ao ensino, por exemplo: atividades desenvolvidas pelo corpo docente, monitores, instrutores, material didático, laboratório, etc. Não consideramos totalmente como descartável, mas podemos reconsiderar os custos atribuídos ao marketing, às despesas com administração de pessoal administrativo, por exemplo.
Quando se fala em redução de custos, há necessidade de desenvolvimento de uma nova cultura pela equipe de profissionais da escola?
Quando uma instituição necessita de redução de custos para continuar com suas atividades, é necessário reavaliar e analisar as condições reais que permitam sua continuidade. Nesse sentido, a elaboração de um planejamento financeiro é primordial e, por se tratar de um processo sistemático e contínuo de tomada de decisão, deverá ser entendido como um processo de interação de pessoas. Assim, para obter o resultado esperado – a retomada do seu crescimento a partir da implantação do planejamento – também é de fundamental importância o envolvimento de toda a equipe de profissionais da escola.


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