A multidisciplinaridade acontece quando
um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.
Se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, por exemplo, a Geografia
trabalhará a localização; as Ciências tratarão da vegetação local; as Artes
mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali. Mas as abordagens
são específicas de cada disciplina e não há interligação.
Na interdisciplinaridade, duas ou mais
disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Dessa
forma, o professor de Geografia, ao falar da localização do Cristo, poderia
utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da
ocupação da cidade para entender os impactos ambientais no entorno.
A interdisciplinaridade é o esforço de fazer
dialogar diferentes campos disciplinares. A interdisciplinar contemplada
nos PCNs assume como fundamento de integração a prática docente comum voltada para
o desenvolvimento de habilidades e competências comuns aos alunos. Promovendo
assim, a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais
mais amplos, que estão acima de quaisquer conteúdos disciplinares. Portanto, a
interdisciplinaridade na escola deve contemplar as disciplinas criando um
conceito de totalidade, onde os alunos possam compreender que o mundo onde
estão inseridos é composto de vários fatores, e que a soma de todos formam uma
complexidade. Na interdisciplinaridade existe uma cooperação, um
diálogo entre as disciplinas
Já na transdisciplinaridade é uma
abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas
escolas, deixa de existir. Essa prática somente será viável quando não houver
mais a fragmentação do conhecimento. “A transdisciplinaridade não é a
busca do domínio de várias disciplinas, mas a abertura de todas àquilo que as
atravessa e ultrapassa.” (NICOLESCU,2001,p.160). É, assim a cooperação entre
todas as disciplinas, envolvendo uma complexidade maior e eliminando as
barreiras entre as disciplinas do currículo escolar.
Como ensinar relacionando disciplinas:
Parta de um problema de interesse geral e utilize
as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes.
Como um professor especialista, você tem a função
de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina.
Inclua no planejamento ideias e sugestões dos
alunos.
Se você é especialista, não se intimide por entrar
em área alheia.
Pesquise com os estudantes.
Faça um planejamento que leve em consideração os
conceitos podem ser explorados por outras disciplinas.
Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e
apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias.
Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe
possibilidades de trabalho.
Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre
apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até
mesmo sozinho.
Referências:
NICOLESCU.Basarab. O manifesto da
transdiciplinaridade.2. ed.São Paulo: Trion, 2001.
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