segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - A EDUCAÇÃO E O POSITIVISMO

Podemos dizer que toda a propagação do positivismo acabou estabelecendo marcas profundas seguindo as condições deixadas para trás por fatores históricos, aqui no Brasil, por exemplo temos como citar os sistemas de expansão da imigração, bem como a abolição da escravatura, a ascensão da economia voltada para novas elites de café, entre outros vários sistemas. Aos poucos foi se criando um cenário propício e receptivo para o Positivismo junto de diversas correntes de pensamentos voltadas para uma reflexão sobre o que seria a ciência e todo o seu desenvolvimento realizado no país, bem como o movimento considerado republicano através das reformas educacionais voltadas para a primeira república.
O POSITIVISMO E AS ELITES NACIONAIS
Em grande parte as elites brasileiras consideravam que o positivismo seria uma boa chave de acesso para os tempos modernos, justificando até mesmo as formas autoritárias para a alcançar, propondo inclusive uma verdadeira democracia existente através do meio de subordinações totalmente conscientes dos cidadãos e ainda uma determinada hierarquia administrativa, esta que viria totalmente consolidada através de sistemas de ditaduras científicas com a ideia de vencer os vários estágios e tempos de estagnação e atraso que a evolução teria, com isto acabaria a levando ao progresso. Apesar de toda a existência das universidades de prestígio e ainda renomados professores fossem uma boa condição para transmitir conhecimentos, o que poderia impulsionar inclusive o desenvolvimento de ciências e artes, os vários integrantes de sistemas positivistas deveriam entender que o ensino que era mantido através do Estado seria sempre censurado para os poderes políticos com um caráter considerado literalmente conservador, o que aos poucos iria impedir uma boa pesquisa de fundamentação dos progressos existentes.
Aos poucos os positivistas que eram contrários as criações de universidades começavam a desenvolver uma boa influência nos vários tipos de pensamentos que eram transmitidos nas escolas técnicas, militares e também nas faculdades, onde é possível de forma bastante particular a chamada Escola Politécnica e a Escola Militar do Rio de Janeiro, bem como também podemos citar a Faculdade de Direito do Recife. E tudo isto não apenas por todo o seu projeto que vinha a defender as ciências exatas e naturais, podemos com isto citar uma série de modelos voltados para os pensamentos objetivos como também pelos projetos existentes de transformação social com uma capacidade completa de superar todos os tipos de atrasos onde o brasil estaria fadado a passar.
OS CONJUNTOS DE MUDANÇAS DA INFLUÊNCIA POSITIVISTA
Interessante citar que ao início da República acabou aos poucos se aplicando diversos conjuntos de mudanças, estas que viriam através de uma influência positivista, que aos poucos determinou alguns processos, veja como funcionava a seguir. Aos poucos o ensino secundário existente nas cidades do Distrito Federal e no Rio de Janeiro, acabava ficando bastante limitado ao Ginásio Nacional o que aos poucos superaria todos os objetivos introdutórios que seriam adquiridos aos poucos em sentidos de formar uma educação diferenciada para eles mesmos. Aos poucos o currículo estudantil era modificado e estruturado, com uma parte voltada para ciências fundamentais o que acontecia a partir de uma ordem lógica que era proposta por diversos fundamentadores modernos.
É possível ainda se afirmar que os aspectos considerados físicos, além de estéticos e moral de toda a aprendizagem em diversos tipos de disciplinas, como por exemplo áreas de ginástica, desenho, moral e bons costumes, música, entre outros. Existia ainda uma preocupação com todo o desenvolvimento de uma compreensão determinada com todo o desenvolvimento de uma determinada compreensão de vários tipos de dinâmicas sociais, dentre eles podemos citar também a história universal e do Brasil, o direito pátrio, a economia política e até mesmo a sociologia. Surgiu então uma época em que seria realizada uma introdução bastante precoce inspirada diretamente em todo o intelectualismo irrealista das disciplinas, tudo isto que o próprio sistema existentes a época não propunha para os estudantes adolescentes como um padrão correto e sim para os adultos da época.
MUDANÇAS A PARTIR DE 1900
Foi então que a partir do ano de 1911 acabou ocorrendo uma determinada reforma nos códigos existentes de ensino valorizando assim todas as ideias consideradas positivistas, como por exemplo a adoção de diversos tipos de critérios práticos de estudos de disciplinas, toda a ampliação existente da liberdade de ensino e principalmente da frequência bem como toda a sua transferência existente para as diversas faculdades de exame de acesso ao ensino superior. Apesar de o positivismo ter vindo a desenvolver sistemas de pensamentos diferenciados, cientificistas e ainda racionalistas, todo o Positivismo onde existia uma exposição geral de doutrinas, e ainda dos métodos considerados científicos não é verdade que todos eles possam ser considerados como cientificistas e racionalistas, mas se utilizam de processos gerais voltados para a investigação de forma a interpretar os vários fenômenos que já teriam sido propostos pelo menos 200 anos antes do nascimento dos pensadores que fundamentaram estas citações, e que podem ainda ser considerados como uma grande herança comum dos pensamentos contemporâneos existentes.
FUNDAMENTAÇÃO
O positivismo foi fundamentado pela primeira vez pelo francês Auguste Comte (1798-1857), este que aos poucos passou a atribuir uma série de fatores humanos em várias explicações voltadas para diversos tipos de assuntos diferentes, acabando por sua vez por contrariar o que seriam os primados da razão, de metafísica e principalmente de teologia. Segundo outros pensadores o Positivismo seria uma visão de que o inquérito considerado científico sério não deveria procurar suas causas últimas que seriam derivadas em fontes externas, mas sim aos poucos de confinar aos estudos de vários tipos de relações existentes entre os diversos fatos que seriam acessíveis por observações. Os positivistas aboliram o pensamento da busca pela explicação de fenômenos externos que intrigavam as pessoas como a criação do homem, para que pudessem assim explicar as coisas consideradas mais práticas e presentes na vida de todos como por exemplo as leis, as relações sociais, a ética entre outros processos. O emprego da frase positivista “ordem e progresso” na bandeira do Brasil mostra que o positivismo teve fortes influências por aqui o que conduziria pela orientação ética de vida social.

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