Podemos dizer que toda a propagação do
positivismo acabou estabelecendo marcas profundas seguindo as condições
deixadas para trás por fatores históricos, aqui no Brasil, por exemplo temos
como citar os sistemas de expansão da imigração, bem como a abolição da
escravatura, a ascensão da economia voltada para novas elites de café, entre
outros vários sistemas. Aos poucos foi se criando um cenário propício e
receptivo para o Positivismo junto de diversas correntes de pensamentos
voltadas para uma reflexão sobre o que seria a ciência e todo o seu
desenvolvimento realizado no país, bem como o movimento considerado republicano
através das reformas educacionais voltadas para a primeira república.
O POSITIVISMO E AS ELITES NACIONAIS
Em grande parte as elites brasileiras
consideravam que o positivismo seria uma boa chave de acesso para os tempos
modernos, justificando até mesmo as formas autoritárias para a alcançar,
propondo inclusive uma verdadeira democracia existente através do meio de
subordinações totalmente conscientes dos cidadãos e ainda uma determinada
hierarquia administrativa, esta que viria totalmente consolidada através de
sistemas de ditaduras científicas com a ideia de vencer os vários estágios e
tempos de estagnação e atraso que a evolução teria, com isto acabaria a levando
ao progresso. Apesar de toda a existência das universidades de prestígio e
ainda renomados professores fossem uma boa condição para transmitir
conhecimentos, o que poderia impulsionar inclusive o desenvolvimento de
ciências e artes, os vários integrantes de sistemas positivistas deveriam
entender que o ensino que era mantido através do Estado seria sempre censurado
para os poderes políticos com um caráter considerado literalmente conservador,
o que aos poucos iria impedir uma boa pesquisa de fundamentação dos progressos
existentes.
Aos poucos os positivistas que eram
contrários as criações de universidades começavam a desenvolver uma boa influência
nos vários tipos de pensamentos que eram transmitidos nas escolas técnicas,
militares e também nas faculdades, onde é possível de forma bastante particular
a chamada Escola Politécnica e a Escola Militar do Rio de Janeiro, bem como
também podemos citar a Faculdade de Direito do Recife. E tudo isto não apenas
por todo o seu projeto que vinha a defender as ciências exatas e naturais,
podemos com isto citar uma série de modelos voltados para os pensamentos
objetivos como também pelos projetos existentes de transformação social com uma
capacidade completa de superar todos os tipos de atrasos onde o brasil estaria
fadado a passar.
OS CONJUNTOS DE MUDANÇAS DA INFLUÊNCIA POSITIVISTA
Interessante citar que ao início da
República acabou aos poucos se aplicando diversos conjuntos de mudanças, estas
que viriam através de uma influência positivista, que aos poucos determinou
alguns processos, veja como funcionava a seguir. Aos poucos o ensino
secundário existente nas cidades do Distrito Federal e no Rio de Janeiro,
acabava ficando bastante limitado ao Ginásio Nacional o que aos poucos
superaria todos os objetivos introdutórios que seriam adquiridos aos poucos em
sentidos de formar uma educação diferenciada para eles mesmos. Aos poucos
o currículo estudantil era modificado e estruturado, com uma parte voltada para
ciências fundamentais o que acontecia a partir de uma ordem lógica que era
proposta por diversos fundamentadores modernos.
É possível ainda se afirmar que os
aspectos considerados físicos, além de estéticos e moral de toda a aprendizagem
em diversos tipos de disciplinas, como por exemplo áreas de ginástica, desenho,
moral e bons costumes, música, entre outros. Existia ainda uma preocupação com
todo o desenvolvimento de uma compreensão determinada com todo o
desenvolvimento de uma determinada compreensão de vários tipos de dinâmicas
sociais, dentre eles podemos citar também a história universal e do Brasil, o
direito pátrio, a economia política e até mesmo a sociologia. Surgiu então
uma época em que seria realizada uma introdução bastante precoce inspirada
diretamente em todo o intelectualismo irrealista das disciplinas, tudo isto que
o próprio sistema existentes a época não propunha para os estudantes
adolescentes como um padrão correto e sim para os adultos da época.
MUDANÇAS A PARTIR DE 1900
Foi então que a partir do ano de 1911
acabou ocorrendo uma determinada reforma nos códigos existentes de ensino
valorizando assim todas as ideias consideradas positivistas, como por exemplo a
adoção de diversos tipos de critérios práticos de estudos de disciplinas, toda
a ampliação existente da liberdade de ensino e principalmente da frequência bem
como toda a sua transferência existente para as diversas faculdades de exame de
acesso ao ensino superior. Apesar de o positivismo ter vindo a desenvolver
sistemas de pensamentos diferenciados, cientificistas e ainda racionalistas,
todo o Positivismo onde existia uma exposição geral de doutrinas, e ainda dos
métodos considerados científicos não é verdade que todos eles possam ser
considerados como cientificistas e racionalistas, mas se utilizam de processos
gerais voltados para a investigação de forma a interpretar os vários fenômenos
que já teriam sido propostos pelo menos 200 anos antes do nascimento dos
pensadores que fundamentaram estas citações, e que podem ainda ser considerados
como uma grande herança comum dos pensamentos contemporâneos existentes.
FUNDAMENTAÇÃO
O positivismo foi fundamentado pela
primeira vez pelo francês Auguste Comte (1798-1857), este que aos poucos passou
a atribuir uma série de fatores humanos em várias explicações voltadas para
diversos tipos de assuntos diferentes, acabando por sua vez por contrariar o
que seriam os primados da razão, de metafísica e principalmente de teologia.
Segundo outros pensadores o Positivismo seria uma visão de que o inquérito
considerado científico sério não deveria procurar suas causas últimas que
seriam derivadas em fontes externas, mas sim aos poucos de confinar aos estudos
de vários tipos de relações existentes entre os diversos fatos que seriam
acessíveis por observações. Os positivistas aboliram o pensamento da busca
pela explicação de fenômenos externos que intrigavam as pessoas como a criação
do homem, para que pudessem assim explicar as coisas consideradas mais práticas
e presentes na vida de todos como por exemplo as leis, as relações sociais, a
ética entre outros processos. O emprego da frase positivista “ordem e
progresso” na bandeira do Brasil mostra que o positivismo teve fortes
influências por aqui o que conduziria pela orientação ética de vida social.
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