quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MODELO DE PLANO DE CURSO - AULA E AVALIAÇÃO

  

PLANO DE CURSO : DISCIPLINA HISTÓRIA

1º BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
HABILIDADE/COMPETÊNCIA
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO

Imperialismo e Neocolonialismo século XIX


Primeira Guerra Mundial


Revolução Russa e stalinismo


República no Brasil
• Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de ocupação territorial
• Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do processo
de construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências
capitalistas e o mundo dos países pobres
• Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir
nas várias regiões do planeta
• Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas
decorrências nos conflitos armados

Aula expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso: interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão constantes.
                                               Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao tema. Os materiais serão modificados sempre que o professor observar a necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura dirigida, etc.

A avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e interesse ou responsabilidade com seus estudos. 3° prova escrita ou assinalada dentro dos temas do bimestre.
Como principio avaliativo levarei também em consideração problemas singulares e plurais de aprendizado em cada sala.  Podendo haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo grupo. Dessa forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação de todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva avaliativa do singular ao plural.

2º BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
HABILIDADE/COMPETÊNCIA
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO

Nazifascismo



Crise de 1929



Segunda Guerra Mundial
.


O período Vargas


• Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas
• Valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
• Reconhecer o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural como fundamento da vida social
• Reconhecer a liberdade de práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais como um direito básico da cidadania
• Reconhecer a importância dos documentos visuais para a construção do conhecimento
histórico

Aula expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso: interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão constantes.
                                               Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao tema. Os materiais serão modificados sempre que o professor observar a necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura dirigida, etc.

A avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e interesse ou responsabilidade com seus estudos. 3° prova escrita ou assinalada dentro dos temas do bimestre.
Como principio avaliativo levarei também em consideração problemas singulares e plurais de aprendizado em cada sala.  Podendo haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo grupo. Dessa forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação de todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva avaliativa do singular ao plural.

3º BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
HABILIDADE/COMPETÊNCIA
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
Os Nacionalismos na Ásia e na África.

Guerra Fria.

Contextualização para o Brasil.

Populismo e Ditadura Militar no Brasil.

• Reconhecer os principais movimentos nacionalistas na África e na Ásia envolvidos nas lutas pela independência
• Identificar os principais valores de defesa ao direito de autodeterminação dos povos
• Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização da África e da Ásia
• Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de poder entre as nações
• Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria

Aula expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso: interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão constantes.
                                               Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao tema.
Os materiais serão modificados sempre que observar a necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura dirigida, etc.

A avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e interesse com seus estudos. 3° prova objetivo-discursiva dentro dos temas do bimestre.
Como principio avaliativo levarei também em consideração problemas singulares de aprendizado em cada sala.  Podendo haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo grupo. Dessa forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação de todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva avaliativa do singular ao plural.

4º. BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
HABILIDADE/COMPETÊNCIA
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO

Redemocratização no Brasil.



Os EUA após a Segunda Guerra.



Movimentos culturais no século XX.

Fim da Guerra Fria e Nova Ordem Mundial.

• Identificar os principais movimentos de resistência aos governos militares, até a
deflagração da campanha das “Diretas Já”
• Estabelecer relações entre a supressão da censura à imprensa e o processo de
redemocratização do Brasil
• Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas políticos e econômicos ao longo da história
• Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
• Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história

Aula expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso: interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão constantes.
                                               Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao tema. Os materiais serão modificados sempre que o professor observar a necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura dirigida, etc.

A avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e responsabilidade com seus estudos. 3° prova objetivo-discursiva dentro dos temas do bimestre.
Contemplando as singularidades de aprendizado em cada sala, poderá haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo grupo. Dessa forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação de todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva avaliativa do singular ao plural.


SUGESTÃO PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
Interpretação de texto vinculando um tema às disciplinas de humanas aonde interesses específicos da cada disciplina podem ser trabalhadas de maneira singular e plural.
OBSERVAÇÃO:

BIBLIOGRAFIA:
§  Caderno do Aluno - Estado de São Paulo.
§  Textos Alternativos e Jornais.
§  Boulos, Alfredo. História, Sociedade e Cidadania. São Paulo. Ed. FTD

      ____________________________________                                                                                                                                                
                                Professor                                                                                                                         

PLANO DE AULA:
Recorte
Cód da disciplina
Aula nr 7
objetivos
A REPÚBLICA VELHA
CCJH0105
A República Velha
– consolidação
- Noções de direito civil e voto
- Indicar quais os fatores que levaram à Proclamação da República;
- Analisar as principais dificuldades enfrentadas nos primeiros anos da República, (a chamada "República da Espada") e a sua consolidação; - Entender o motivo pelo qual o Código Penal de 1890 foi posto em vigência, mesmo antes que se promulgasse a Constituição dos Estados Unidos do Brasil;
- Apontar quais as características organizacionais da República dos Estados Unidos do Brasil, segundo a Constituição de 1891.
Estrutura do Conteúdo Para esta aula você deverá ler o conteúdo do Capítulo 4 do Livro Didático, páginas 88 a 102,  complementando seus estudos com uma pesquisa na internet na qual deverá procurar investigar algumas características do Código Penal de 1890.
Serão abordados nesta nossa sétima aula os seguintes tópicos: - A República da Espada: do Governo Provisório ao governo do Marechal Floriano A República da Espada, ocorrida entre os anos de 1889 a 1894, foi por muitos considerado o primeiro período ditatorial ocorrido no Brasil. Durante este período, o Brasil foi governado pelos Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Os levantes populares e a repressão a focos de resistência à República, composto por simpatizantes do Imperador Dom Pedro II, foram reprimidos, consolidando a República proclamada em 1889. O período consagra a concepção de um regime republicano centralizador, o que delineava um quadro contrário à vontade das  oligarquias rurais e dos grandes cafeicultores paulistas, que pregavam a implantação de um regime republicano descentralizado. - O Código Penal de 1890 Com a abolição da escravidão em 1888, a proibição da prática de capoeirae do samba e o preconceito (Lei 10.639/03) em espaços públicos pelo Código Penal de 1890, elaborado às pressas, com pouca discussão e reflexão, foi criticado por sua por sua falta de técnica, tendo, por isso sofrido interferência de inúmeras leis modificativas, até sua efetiva derrocada, em 14 de dezembro de 1932 (embora só fossemos ter um novo Código em 1940).
- A primeira Constituição Republicana de 1891 Analisemos a Constituição de 1891 - inspirada na Constituição norte-americana de 1787 - e as consequências geradas pela mesma, a partir de seus principais traços, tais como:
adoção da forma republicana de governo (República Federativa, sob a denominação de República dos Estados Unidos do Brasil);
previsão da existência de três poderes independentes e harmônicos entre si (com supressão do Poder Moderador, típico traço do Império);
eleição para escolha do Presidente da República e dos membros do poder Legislativo por meio do sufrágio direto, universal masculino (mas com voto aberto, propiciador do voto de cabresto)  e proibição de voto aos analfabetos, menores de 21 anos, mulheres, monges regulares, praças das Forças Armadas e mendigos;
Igreja separada do estado, extinguindo-se o Padroado; amplíssima autonomia para os estados (federalismo forte);
a) Analisando algumas características da Constituição de 1891, tais como: Unidade Federativa, Sistema Presidencialista, divisão de poderes, separação entre Estado/Igreja Católica e casamento civil, é possível correlacionar estas posições assumidas pelo Estado brasileiro com o modelo de organização política adotado pelos Estados Unidos?
b) O regime do Padroado foi mantido pela Constituição de 1891? Justifique.
c) Que razões teriam levado o governo republicano a produzir o Código Penal  mesmo antes de organizar o Estado republicano por meio de uma constituição?

PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO: Resolva as questões objetivas 1 e 2 do capítulo 4 de seu Livro Didático (ou tablet)

                AVALIAÇÃO MENSAL: HISTÓRIA                                                    professora: Gisele Finatti Baraglio

ALUNO : ________________________________ NÚMERO _________  turma ______________

AVALIAÇÃO MENSAL DE HISTÓRIA
QUESTÃO 1 (3,0)
Considerando o estudado até o momento quais as razões do crescimento dos Estados totalitários na Europa no início do século XX?






QUESTÃO 2 (2,0)
Durante o Governo de Getulio Vargas, surge no Brasil a AIB, que baseava sua proposta política:
I.                     No Nacional socialismo da Alemanha do pós-guerra
II.                    No regime totalitário do fascismo de Benito Mussolini;
III.                  Na Democracia Liberal, implantada por Theodor Roosevelt;
IV.                  No Neocolonialismo Asiático.

QUESTÃO 3 ( 5,0)
Com base no estudado sobre a primeira metade do século XX, analise o evento da imagem abaixo, quais seus desdobramentos para o cenário mundial:







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