PLANO DE CURSO :
DISCIPLINA HISTÓRIA
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1º BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
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HABILIDADE/COMPETÊNCIA
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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Imperialismo e Neocolonialismo
século XIX
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa e stalinismo
República no Brasil
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•
Identificar, a partir de mapas, os principais movimentos históricos de
ocupação territorial
•
Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do
processo
de
construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências
capitalistas
e o mundo dos países pobres
•
Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências
para interferir
nas
várias regiões do planeta
•
Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações
e suas
decorrências nos conflitos armados
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Aula
expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido
pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito
o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o
respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso:
interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão
constantes.
|
Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático
objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao
tema. Os materiais serão modificados sempre que o professor observar a
necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do
tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura
dirigida, etc.
|
A
avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou
prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e
interesse ou responsabilidade com seus estudos. 3° prova escrita ou
assinalada dentro dos temas do bimestre.
Como
principio avaliativo levarei também em consideração problemas singulares e
plurais de aprendizado em cada sala.
Podendo haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo
grupo. Dessa forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na
avaliação de todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa
perspectiva avaliativa do singular ao plural.
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2º BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
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HABILIDADE/COMPETÊNCIA
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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Nazifascismo
Crise de 1929
Segunda Guerra Mundial
.
O período Vargas
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•
Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas
•
Valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas que caracterizam os
indivíduos e os grupos sociais
•
Reconhecer o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural como fundamento
da vida social
•
Reconhecer a liberdade de práticas de religião e religiosidade dos indivíduos
e grupos sociais como um direito básico da cidadania
•
Reconhecer a importância dos documentos visuais para a construção do
conhecimento
histórico
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Aula
expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido
pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito
o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o
respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso:
interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão
constantes.
|
Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático
objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao
tema. Os materiais serão modificados sempre que o professor observar a
necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do
tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura
dirigida, etc.
|
A
avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou
prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e
interesse ou responsabilidade com seus estudos. 3° prova escrita ou
assinalada dentro dos temas do bimestre.
Como
principio avaliativo levarei também em consideração problemas singulares e
plurais de aprendizado em cada sala.
Podendo haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo
grupo. Dessa forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação
de todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva
avaliativa do singular ao plural.
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3º BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
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HABILIDADE/COMPETÊNCIA
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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Os Nacionalismos na Ásia e na
África.
Guerra Fria.
Contextualização para o Brasil.
Populismo e Ditadura
Militar no Brasil.
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•
Reconhecer os principais movimentos nacionalistas na África e na Ásia
envolvidos nas lutas pela independência
•
Identificar os principais valores de defesa ao direito de autodeterminação
dos povos
•
Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização
da África e da Ásia
•
Reconhecer as formas históricas das sociedades como resultado das relações de
poder entre as nações
•
Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais
características do período da Guerra Fria
|
Aula
expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido
pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito
o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o
respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso:
interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão
constantes.
|
Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático
objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao
tema.
Os
materiais serão modificados sempre que observar a necessidade de melhoria no
aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do tema. Dentro disso pode ser
incluso vídeos, revistas, jornais, leitura dirigida, etc.
|
A
avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou
prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e
interesse com seus estudos. 3° prova objetivo-discursiva dentro dos temas do
bimestre.
Como
principio avaliativo levarei também em consideração problemas singulares de
aprendizado em cada sala. Podendo
haver, portanto, avaliações diferenciadas dentro de um mesmo grupo. Dessa
forma a heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação de
todos e a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva
avaliativa do singular ao plural.
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4º. BIMESTRE - AULAS PREVISTAS: 32
CONTEÚDO / TEMAS
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HABILIDADE/COMPETÊNCIA
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ESTRATÉGIAS
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RECURSOS
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AVALIAÇÃO
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Redemocratização no Brasil.
Os EUA após a Segunda Guerra.
Movimentos culturais no século XX.
Fim da Guerra Fria e
Nova Ordem Mundial.
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•
Identificar os principais movimentos de resistência aos governos militares,
até a
deflagração
da campanha das “Diretas Já”
•
Estabelecer relações entre a supressão da censura à imprensa e o processo de
redemocratização
do Brasil
•
Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos
sistemas políticos e econômicos ao longo da história
•
Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados
grandes personagens
•
Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as
conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da
história
|
Aula
expositiva dialogada e participativa, aproveitando sempre o conteúdo trazido
pelo o aluno do seu cotidiano no enriquecimento da aula e deixando explícito
o valor democrático e interativo da troca na construção do saber, como o
respeito pelas variadas posições contrárias a nossa. Dentro disso:
interpretação e produção de texto, textos reflexivos e discussões, serão
constantes.
|
Caderno do aluno, textos desenvolvidos pelo professor e livro didático
objetivando os assuntos propostos e as intenções reflexivas necessárias ao
tema. Os materiais serão modificados sempre que o professor observar a
necessidade de melhoria no aprendizado ou esclarecimento e aprofundamento do
tema. Dentro disso pode ser incluso vídeos, revistas, jornais, leitura
dirigida, etc.
|
A
avaliação será dinamizada em três etapas: 1° trabalho, exercício teórico ou
prático. 2° participação, elaboração das atividades pedidas, assiduidade e
responsabilidade com seus estudos. 3° prova objetivo-discursiva dentro dos
temas do bimestre.
Contemplando
as singularidades de aprendizado em cada sala, poderá haver, portanto,
avaliações diferenciadas dentro de um mesmo grupo. Dessa forma a
heterogeneidade no aprendizado não será um limitador na avaliação de todos e
a modificação na dinâmica será contributiva nessa perspectiva avaliativa do
singular ao plural.
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SUGESTÃO
PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR:
Interpretação
de texto vinculando um tema às disciplinas de humanas aonde interesses
específicos da cada disciplina podem ser trabalhadas de maneira singular e
plural.
OBSERVAÇÃO:
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BIBLIOGRAFIA:
§
Caderno do Aluno - Estado de
São Paulo.
§
Textos
Alternativos e Jornais.
§
Boulos,
Alfredo. História, Sociedade e Cidadania. São Paulo. Ed. FTD
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____________________________________
Professor
PLANO DE AULA:
Recorte
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Cód da
disciplina
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Aula nr 7
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objetivos
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A REPÚBLICA VELHA
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CCJH0105
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A
República Velha
– consolidação
- Noções
de direito civil e voto
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- Indicar
quais os fatores que levaram à Proclamação da República;
- Analisar
as principais dificuldades enfrentadas nos primeiros anos da República, (a
chamada "República da Espada") e a sua consolidação; - Entender o
motivo pelo qual o Código Penal de 1890 foi posto em vigência, mesmo antes
que se promulgasse a Constituição dos Estados Unidos do Brasil;
- Apontar
quais as características organizacionais da República dos Estados Unidos do
Brasil, segundo a Constituição de 1891.
Estrutura
do Conteúdo Para esta aula você deverá ler o conteúdo do Capítulo 4 do Livro
Didático, páginas 88 a 102, complementando seus estudos com uma
pesquisa na internet na qual deverá procurar investigar algumas
características do Código Penal de 1890.
Serão
abordados nesta nossa sétima aula os seguintes tópicos: - A República da
Espada: do Governo Provisório ao governo do Marechal Floriano A República da
Espada, ocorrida entre os anos de 1889 a 1894, foi por muitos considerado o
primeiro período ditatorial ocorrido no Brasil. Durante este período, o
Brasil foi governado pelos Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Os levantes populares e a repressão a focos de resistência à República,
composto por simpatizantes do Imperador Dom Pedro II, foram reprimidos,
consolidando a República proclamada em 1889. O período consagra a concepção
de um regime republicano centralizador, o que delineava um quadro contrário à
vontade das oligarquias rurais e dos grandes cafeicultores paulistas,
que pregavam a implantação de um regime republicano descentralizado. - O
Código Penal de 1890 Com a abolição da escravidão em 1888, a proibição da
prática de capoeirae do samba e o preconceito (Lei 10.639/03) em espaços
públicos pelo Código Penal de 1890, elaborado às pressas, com pouca discussão
e reflexão, foi criticado por sua por sua falta de técnica, tendo, por isso
sofrido interferência de inúmeras leis modificativas, até sua efetiva
derrocada, em 14 de dezembro de 1932 (embora só fossemos ter um novo Código
em 1940).
- A
primeira Constituição Republicana de 1891 Analisemos a Constituição de 1891 -
inspirada na Constituição norte-americana de 1787 - e as consequências
geradas pela mesma, a partir de seus principais traços, tais como:
adoção da
forma republicana de governo (República Federativa, sob a denominação de
República dos Estados Unidos do Brasil);
previsão
da existência de três poderes independentes e harmônicos entre si (com
supressão do Poder Moderador, típico traço do Império);
eleição
para escolha do Presidente da República e dos membros do poder Legislativo
por meio do sufrágio direto, universal masculino (mas com voto aberto,
propiciador do voto de cabresto) e proibição de voto aos analfabetos,
menores de 21 anos, mulheres, monges regulares, praças das Forças Armadas e
mendigos;
Igreja
separada do estado, extinguindo-se o Padroado; amplíssima autonomia para os
estados (federalismo forte);
a)
Analisando algumas características da Constituição de 1891, tais como:
Unidade Federativa, Sistema Presidencialista, divisão de poderes, separação
entre Estado/Igreja Católica e casamento civil, é possível correlacionar
estas posições assumidas pelo Estado brasileiro com o modelo de organização
política adotado pelos Estados Unidos?
b) O
regime do Padroado foi mantido pela Constituição de 1891? Justifique.
c) Que
razões teriam levado o governo republicano a produzir o Código Penal
mesmo antes de organizar o Estado republicano por meio de uma constituição?
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PARA FIXAÇÃO DE CONTEÚDO: Resolva
as questões objetivas 1 e 2 do capítulo 4 de seu Livro Didático (ou tablet)
AVALIAÇÃO
MENSAL: HISTÓRIA professora: Gisele Finatti
Baraglio
ALUNO :
________________________________ NÚMERO _________ turma ______________
AVALIAÇÃO
MENSAL DE HISTÓRIA
QUESTÃO 1 (3,0)
Considerando
o estudado até o momento quais as razões do crescimento dos Estados
totalitários na Europa no início do século XX?
QUESTÃO 2 (2,0)
Durante o
Governo de Getulio Vargas, surge no Brasil a AIB, que baseava sua proposta
política:
I.
No Nacional
socialismo da Alemanha do pós-guerra
II.
No regime
totalitário do fascismo de Benito Mussolini;
III.
Na Democracia
Liberal, implantada por Theodor Roosevelt;
IV.
No Neocolonialismo
Asiático.
QUESTÃO 3 ( 5,0)
Com base no
estudado sobre a primeira metade do século XX, analise o evento da imagem
abaixo, quais seus desdobramentos para o cenário mundial:
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