Maomé – Mundo árabe.
Maomé, nascido em Meca (ano 570), teria tido
um certo dia uma visão do arcanjo Gabriel que lhe teria dito:
“Maomé, tu és o profeta do Deus único, Alá”. A partir disso, Maomé começou a
pregar o monoteísmo. Não foi aceito em sua cidade (Meca) e no ano 622 fugiu
para a cidade de Medina. É o que chamamos de Hégira.
No ano 630, Maomé voltou para acidade de Meca e começou a
expandir seu império. Pregava cinco orações diárias, jejum, dar esmola, visitar
a cidade de Meca pelo menos uma vez na vida e se dedicar à expansão do
islamismo.
As restrições religiosas à representação de figuras humanas
e de animais no Islã impediu a evolução de técnicas como a pintura e a
escultura e acabou por transformar a arquitetura na modalidade artística mais
desenvolvido na cultura islâmica.
A ARQUITETURA
A arquitetura islâmica, em virtude da forte religiosidade, encontra sua melhor expressão na mesquita, edifício destinado às orações comunitárias.
A arquitetura islâmica, em virtude da forte religiosidade, encontra sua melhor expressão na mesquita, edifício destinado às orações comunitárias.
A casa de Maomé era local de reuniões para oração, centro
político, hospital e refúgio para os mais pobres. Essas funções foram herdadas
por mesquitas e alguns edifícios públicos.
No entanto, persistiu a preocupação com a preservação de
certas formas geométricas, como o quadrado e o cubo. O geômetra era tão
importante quanto o arquiteto. Na realidade, era ele quem realmente projetava o
edifício, enquanto o segundo controlava sua realização.
Compõe-se de um minarete, torre muito alta com plataforma da
qual o almuadem chama os fiéis para as cinco orações diárias; um pátio de
arcadas que tem, ao centro, a fonte para as abluções; uma grande sala de
orações, dividida em diferentes naves com colunas; e a qibla, muro ao fundo da
sala onde se encontra o mihrab, ou santuário, um nicho que indica ser aquela a
direção da cidade santa de Meca, voltada para a qual os fiéis devem rezar. Junto
ao mihrab, está localizado o púlpito, ou minbar.
Vale sempre a riqueza da decoração, com base em motivos
epigráficos (inscrições com trechos do Alcorão em escritura), vegetais (palmas,
folhas de videira e de acanto) e geométricos (arabescos). A ornamentação inclui
ainda, com freqüência, estalactites em gesso, em forma de prisma e com a face
curva. A arquitetura islâmica se caracteriza também pelo uso do tijolo, muitas
vezes coberto de mosaicos, estuque ou gesso; pelo emprego de arcos em forma de
ferradura e multilobulados; e pelo uso da cúpula, elemento de origem bizantina,
quase sempre ornamentada.
Outras construções representativas foram os mausoléus ou
monumentos funerários, semelhantes às mesquitas na forma e destinados a santos
e mártires.
Após a morte de Maomé, os Califas (sucessores de Maomé)
expandiram seus territórios e conquistaram o Oriente Médio, partes da África e
Europa. A partir de 732 os seguidores de Maomé começam a ser derrotados e a
perder os territórios conquistados.
ATIVIDADES
01. A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os
povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua
expansão,
a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes
religiosos reuniam-se em assembleia proporcional.
b) Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a
adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados,
contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser
adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade
de Bagdá.
02. (FAAP) O Império Islâmico, que dominou grande parte do
mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para
que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de
uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
a) Germânica
b) Babilônica
c) Grega
d) Romana
e) Egípcia
03. A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e
atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio
caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
a) Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da
cidade de Medina, que o adotou.
b) Promover uma aliança entre as cidades árabes para
combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento
comercial.
c) Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser
assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente
judeus.
d) Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação
religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das
grandes dificuldades dos árabes.
e) Criar condições para o expansionismo árabe que
possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.
04. (UFJF-MG). O islamismo, religião fundada por Maomé e de
grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
a) O monoteísmo — influência do cristianismo e do judaísmo
—, observado por Maomé entre os povos que seguiam estas religiões.
b) O culto dos santos e profetas através de imagens e
ídolos.
c) O politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos
quais o principal é Alá.
d) O princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a
negação de uma vida pós-morte.
e) A concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos
árabes, não podendo ser professado por povos inferiores.
05. (VUNESP) O islamismo, ideologia difundida a partir
da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso,
era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de
seitas rivais como:
a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas
06. Qual a relação existente entre a expansão do islamismo e
o feudalismo?
07. (OSEC) A Hégira assinala:
a) um marco histórico para o início do calendário judaico;
b) a reunificação do império Romano sob Justiniano;
c) a fuga de Maomé de Meca para Medina;
d) o domínio dos navegantes escandinavos sobre os mares
Báltico e do Norte;
e) a tomada de Constantinopla pelos turcos.
08. (UPIS) Em 711, os muçulmanos atravessaram o Estreito de
Gibraltar e conquistaram quase toda a Península Ibérica. Depois transpuseram os
Pireneus e entraram na Gália, mas foram derrotados em 732 por Carlos Martel na
famosa Batalha de:
a) Aljubarrota
b) Poitiers
c) Waterloo
d) Alcáder-Quebir
e) Granada
09. (MACK) A contra-ofensiva européia no Oriente Próximo,
durante os séculos XI – XII, resultou de vários fatores. Assinale a alternativa
incorreta:
a) Atuação do Papado na condução dos fiéis às Cruzadas.
b) Estabilidade política e social da Europa.
c) Crise política do Islão.
d) Surgimento dos califados islâmicos.
e) Aumento da população européia.
10. (FUVEST) A rivalidade entre Meca e Iatreb era:
a) econômica e política
b) política e religiosa
c) econômica e religiosa
d) religiosa e cultural
e) econômica e cultural
11. (FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes
do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:
a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.
b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de
camelos.
c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.
d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo
Gabriel.
e) ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.
12. (VUNESP) As invasões e dominação de vastas regiões
pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para
portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval.
As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a:
a) acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de
favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes
africano e asiático, para obter produtos e especiarias.
b) conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a
centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da
burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.
c) difusão das ideias que ocasionaram a criação da Companhia
de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas
através das grandes navegações.
d) acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a
disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o crescimento
comercial e das artes náuticas.
e) contribuições para a cultura científica, possibilitando
ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que
permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações
oceânicas.
13. (FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem
subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da
África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
a) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade,
na Península Arábica;
b) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média,
tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União
Soviética, no início dos anos noventa;
d) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em
Istambul, durante a Idade Moderna;
e) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a
segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.
14. (FUVEST 2009) "A Idade Média européia é inseparável
da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo
tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum
impregnada pela cultura greco-romana." José Ortega y Gasset
(1883-1955). O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,
a) formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois
ambas tiveram um mesmo ponto de partida.
b) originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica
devido à predominância da cultura germânica.
c) desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da
herança greco-romana quanto da islâmica.
d) cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade
religiosa e tolerância cultural.
e) criou-se uma civilização sem dinamismo, em virtude de sua
dependência de Bizâncio e do Islão.
15. (G1) 2) O islamismo, uma religião tão comentada no
século XXI, foi fundada por Maomé (570-632). De caráter monoteísta, esta
religião, também conhecida por muçulmana ou maometana, foi a base do Estado
Muçulmano de caráter teocrático criado por Maomé, que passou inicialmente a
dominar a península Arábica. Em face desse enunciado, analise as afirmações
seguintes.
( ) A expansão muçulmana, principalmente após a morte de
Maomé, fez com que esse Estado dominasse vastos territórios, desde o norte da
África, noroeste da China e quase toda a península Ibérica.
( ) O livro sagrado do islamismo é o Alcorão, que teria sido
resultado das revelações do Deus Alá ao Profeta Maomé. Além de ditar a conduta
religiosa, este livro contém recomendações de como manter a ordem social e os
interesses dos grandes comerciantes.
( ) A força do Alcorão, para alguns, deve-se à obediência a
alguns princípios como: fazer cinco orações diárias; crer em Alá, deus único, e
em Maomé, seu profeta; ir em peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida;
ser generoso com os pobres e dar esmolas.
( ) Maomé, ao pregar o monoteísmo, foi de encontro à
religião politeísta que dominava entre os árabes. Entretanto, conseguiu
organizar um exército de seguidores e, através dele, proibir o politeísmo e assim
unir as diversas tribos árabes em torno da religião.
( ) A decadência do Império Islâmico é atribuída às disputas
internas, que provocaram o desmembramento do Império. No entanto, deve-se
também levar em consideração a reação dos diversos povos submetidos à dominação
árabe.
16. (UFG-GO) A história do Mediterrâneo é a historia das
migrações populacionais e da circulação de valores de culturas distintas.
Discorra sobre a expansão árabe , a partir da unificação islâmica na idade
média.
17. (UFPE 2005) A expansão muçulmana atingiu
territórios da Europa, contribuindo para a divulgação de hábitos culturais que
marcaram a formação histórica da Península Ibérica. Além disso, mudou as
relações comerciais da época. Em relação a outros povos e à Igreja Católica, os
muçulmanos:
a) mantiveram, ao longo de sua história, uma tradição de
total tolerância religiosa.
b) eram temidos, em razão do seu grande poderio
militar.
c) mantiveram uma convivência sem choques culturais,
revelando-se, no entanto, intolerantes com os judeus.
d) foram intolerantes e violentos, não assimilando as
culturas adversárias.
e) só eram temidos em Portugal, pelos cristãos e pelos
judeus, sendo bem aceitos na Espanha.
18. (PUC 2004) O Islã, criado a partir da pregação
religiosa de Maomé no início do século VII, adquiriu claro significado político
com a hégira, migração de Maomé e seguidores de Meca para Medina. As relações
do Islã com outras religiões e com o Ocidente foram marcadas
a) pela capacidade de diálogo e integração, da qual a missa ecumênica
é um exemplo, uma vez que os princípios islâmicos apresentam-se como síntese do
judaísmo e do catolicismo.
b) apenas por conflitos, dos quais a jihad, ou guerra
santa, é um exemplo, uma vez que os próprios princípios islâmicos determinam a
guerra contra judeus e cristãos.
c) pela expansão territorial e militar do islamismo da qual
a conquista da península ibérica é um exemplo, uma vez que os princípios
islâmicos pregam a necessária difusão de suas crenças.
d) apenas por negociações entre chefes religiosos e
políticos, das quais os encontros no Vaticano são o melhor exemplo, uma vez que
os princípios islâmicos defendem prioritariamente o entendimento e a submissão.
e) pela influência de técnicas e de conhecimentos do
Ocidente sobre o Oriente, da qual as interferências linguísticas são um
exemplo, uma vez que os princípios islâmicos pregam a ocidentalização do mundo.
19. Leia o texto a seguir: “A gente tem vontade de
perder-se em As mil e uma noites, pois sabe que, se entrar nesse livro, é capaz
de esquecer nosso pobre destino humano. […] No título de As mil e uma noites
existe algo muito importante: a sugestão de que se trata de um livro infinito.
E ele é, virtualmente. Os árabes dizem que ninguém pode ler As mil e uma noites
até o fim. Não por tédio, mas porque se sente que o livro é infinito.
[…]”. BORGES, Jorge Luís. Sete noites. São Paulo: Max Limonad, 1983, p.
71-85. De acordo com o texto, é possível afirmar que:
a) o livro As mil e uma noites é um dos mais confusos livros
de literatura já escritos, já que o leitor “se perde” ao lê-lo.
b) os árabes não se acostumaram com o livro As mil e uma
noites, por isso não conseguem lê-lo até o fim.
c) a riqueza do livro As mil e uma noites está no fato de
ele ser infinito, no sentido de oferecer leituras ilimitadas sobre os temas de
que trata.
d) os árabes julgam que As mil e uma noites é uma obra de
boa qualidade por ter sido escrita por chineses.
e) o autor, Jorge Luís Borges, abomina As mil e uma noites,
pois é um livro infinito.
20. (Puccamp) Para compreender a unificação religiosa e
política da Arábia por Maomé, é necessário conhecer:
a) a atuação das seitas religiosas sunita e xiita, que
contribuíram para a consolidação do Estado teocrático islâmico.
b) os princípios legitimistas obedecidos pela tribo
coraixita, da qual fazia parte.
c) os fundamentos do sincretismo religioso que marcou a
doutrina islâmica.
d) as particularidades da vida dos árabes nos séculos
anteriores ao surgimento do islamismo.
e) a atuação da dinastia dos Omíadas que, se misturando com
os habitantes da região do Maghreb, converteram-se à religião muçulmana e
passaram a ser chamados de mouros.
21. (UNESP) Num momento em que o Império Romano do
Ocidente havia desmoronado e os Impérios Bizantino e Persa se esfacelavam, os
árabes expandiram consideravelmente seus domínios. Em menos de 100 anos o Islã
era a religião de toda a costa sul e leste do Mediterrâneo, além de ter se
espalhado para a Pérsia, até o vale do Indo, e para a Península Ibérica.
(Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo, História para o Ensino Médio)
No contexto de tantas conquistas, a civilização árabe:
a) sintetizou criativamente as tradições culturais árabe,
bizantina, persa, indiana e grega.
b) rejeitou as contribuições culturais originadas de povos
que professassem outras crenças.
c) submeteu pelas armas os povos conquistados e impôs o
deslocamento forçado das populações escravizadas.
d) perseguiu implacavelmente os judeus, levando à sua
dispersão pelos territórios da Europa do leste.
e) desprezou os ofícios ligados às artes, às ciências e à
filosofia relegados aos povos conquistados.
22. (UPE) Sobre o Islamismo, considere as proposições
abaixo. I. Possibilitou a unificação dos povos árabes em torno de uma
nova identidade religiosa, a partir da qual se criou outra organização política
e social. II. A religião islâmica prega a submissão plena do ser humano
aos preceitos de Alá, o Deus único e criador do universo. III. Os
princípios básicos do Islamismo encontram-se reunidos no Alcorão, livro sagrado
dos muçulmanos. IV. Crer unicamente em Alá e em Maomé, seu profeta, é uma
das cinco obrigações básicas que regem a vida religiosa dos muçulmanos.
Estão corretas:
a) somente I e III.
b) somente I e IV.
c) somente II e IV.
d) somente II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
23. (UFAL) O Império Bizantino teve importância histórica na
Idade Média, mostrando que não apenas a Europa produz cultura e tampouco existe
um centro de poder que domina toda a vida social. A economia possuía intensa movimentação
financeira, para a época, com fábricas e um dinâmico comércio. A sociedade
desse Império: a) era marcada pelo igualitarismo, devido aos princípios
religiosos dos governantes mais tradicionais. b) conseguiu atingir
grandes níveis de luxo e ostentação por parte da sua aristocracia, formada pela
minoria da população. c) tinha a presença dos latifundiários como
dominantes e controladores da maior parte das riquezas e da administração
pública. d) assemelhava-se à sociedade romana, pela divulgação de ideias
republicanas e exaltação de deuses com poder nos lares mais ricos. e)
garantia a presença de uma hierarquia de poder rígida, embora não houvesse
escravos, nem pessoas muito pobres.
24. (UEL) Segundo as Partidas de Afonso X de Castela
(1221–1284), ― feudo é o benefício dado pelo senhor a algum homem (...). Quais
eram os compromissos de quem concedia o benefício e de quem o recebia na
sociedade feudal? A Igreja Católica Apostólica Romana é uma das instituições
mais antigas da humanidade. Decorreram mais de mil anos desde as suas origens,
como credo de contestação às crenças e práticas religiosas pagãs, passando por
seu reconhecimento como religião oficial do Império Romano, até a sua primeira
grande divisão, conhecida como Cisma do Oriente, ocorrida em 1054. A
respeito desse primeiro milênio do cristianismo, é correto afirmar: a) Os
principais dogmas da Igreja, no Império Romano do Oriente, nunca foram
questionados, e o cristianismo, mesmo afastado do poder secular, conseguiu
fortalecer o poder do Papa. b) A crise do Império Romano, no século IV,
foi um elemento importante para a ascensão do cristianismo, e, nesse período,
até membros da elite romana converteram-se à nova religião. c) A relação
entre os cristãos e as lideranças romanas, no início do cristianismo, foi
facilitada pela fragilidade do Império Romano, naquele momento, e ampliada pela
tolerância dos cristãos com os politeístas. d) A intolerância do
Imperador Constantino com os cristãos foi um dos fatores do grande Cisma do Oriente,
e a relação tumultuada entre o Imperador e o Papa levou à separação do Estado
romano da Igreja. e) O papa Leão I, líder religioso e político de
Constantinopla, disputava o poder com o imperador, mediante incentivo aos
monofisistas e aos iconoclastas, e esse confronto contribuiu para a criação da
Igreja Ortodoxa.
25. (COVEST) Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a
cultura muçulmana no período medieval. (1) As manifestações culturais
muçulmanas foram originais e ousadas para a época, sobretudo suas construções
arquitetônicas. (2) Os poemas do muçulmano Omar Khayyam tiveram no
ceticismo e no hedonismo suas grandes marcas. (3) A sociedade muçulmana
rejeitou os feitos culturais do Ocidente, criticando a filosofia grega e seus
princípios éticos. (4) A literatura muçulmana influenciou a ocidental,
destacando-se as histórias fantásticas das Mil e uma Noites. (5) A
religião e os seus preconceitos impediram descobertas no campo da medicina e
das matemáticas entre os muçulmanos.
Estão corretas apenas: a) 1 e 4. b) 2 e 3.
c) 3 e 5. d) 4 e 5. e) 2 e 4.
26. (COVEST) A expansão muçulmana trouxe uma outra dinâmica
histórica ao mundo medieval. Ela não se restringiu às conquistas militares, mas
também teve repercussões no campo da cultura. Com relação à filosofia durante a
expansão muçulmana, destaca-se: a) o interesse pelo estudo das obras e
propostas de Aristóteles. b) o retorno do pensamento das escolas
pré-socráticas. c) a prevalência do idealismo platônico nos princípios
éticos. d) a organização de um pensamento materialista contra a religião.
e) a afirmação de princípios vindos dos sofistas gregos.
27. (UPE) A religião foi decisiva para expansão da cultura
muçulmana. Apesar das guerras, os muçulmanos realizaram vários feitos culturais
que repercutiram na sociedade ocidental. A influência muçulmana se fez presente
na(no): a) Península Ibérica, onde se conseguiu implantar uma filosofia
que combatia o catolicismo. b) uso de técnicas agrícolas que ajudavam no
cultivo de produtos importantes para a época. c) divulgação da filosofia
de Sócrates, através de seus sábios que visitavam as universidades do
Ocidente. d) arte francesa, sobretudo na definição dos estilos gótico e
românico, no final da Idade Média. e) forma de governo espanhola,
estruturada em pequenos feudos, apresentando agricultura irrigada.
28. (UPE) Muitas vezes, dá-se um destaque exagerado às
guerras comandadas pelos árabes nos tempos medievais, enquanto as suas
contribuições culturais permanecem como exemplos da riqueza de seus feitos.
Além disso, as suas atividades comerciais dão mostras do dinamismo dos árabes,
pois a) conseguiram dominar o comércio medieval, trazendo mercadorias do
Oriente para Europa Central, em grande quantidade. b) utilizaram muitos
instrumentos comerciais como cartas de crédito e companhias de ações para
facilitar os negócios. c) centralizaram suas atividades em corporações
estatais bastante produtivas, com manufaturas articuladas com a exportação
comercial. d) desenvolveram rotas comerciais no Oceano Pacífico, por onde
exportavam seda e pólvora para as cidades da Ásia. e) tiveram boas
relações com as cidades francesas e italianas durante os séculos finais da
Idade Média, vendendo-lhes especiarias do Oriente.
29. (UPE) Sobre a cultura islâmica, analise atentamente as
afirmativas abaixo.
I. A cultura islâmica afirmou-se pela sua religiosidade e
pela falta de descobertas em outras áreas da produção cultural.
II. A interação da cultura islâmica com a ocidental trouxe
contribuições importantes e renovadoras.
III. As conquistas territoriais dos árabes atingiram
territórios do continente europeu. IV. As divisões internas do islamismo
causaram disputas políticas que ainda permanecem na sociedade
contemporânea.
V. Não há semelhanças entre o islamismo e o
cristianismo.
Após a análise, conclui-se que:
a) todas as afirmativas acima estão corretas.
b) apenas as afirmativas I e V estão incorretas.
c) apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d) apenas a alternativa V está incorreta.
e) apenas a afirmativa III está incorreta.
30. (UPE) O Islamismo – religião pregada por Maomé e
seus seguidores – tem hoje mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo,
sendo ainda predominante no Oriente Médio, região onde surgiu. Um dos
principais fundamentos da expansão muçulmana é a Guerra Santa. A respeito
dos muçulmanos, é correto afirmar que:
a) a expansão árabe-muçulmana acabou por islamizar uma
série de povos, exclusivamente árabes.
b) o povo árabe palestino, atuando na revolução armada
palestina, rejeita qualquer solução que não a libertação total do Estado de
Israel.
c) em Medina, a religião criada por Maomé, embora tenha
crescido rapidamente e tenha criado a Guerra Santa – Jihad – não teve caráter
expansionista.
d) a história do Líbano contemporâneo esteve sempre ligada à
busca de um certo equilíbrio entre várias comunidades que compõem o país,
especialmente as duas mais importantes: xiitas e cristãos.
e) a facção dos fundamentalistas islâmicos pertence à
corrente xiita, sendo que os mais radicais repudiam os valores do mundo
ocidental moderno.
GABARITO 01. resposta:[C] 02.
resposta:[C] 03. resposta:[D]
04. resposta:[A] Comentário: Observando a biografia de Maomé,
podemos ver que suas peregrinações junto às caravanas permitiram que ele
tomasse conhecimento sobre os valores religiosos cristãos e judeus. Sob esse
aspecto, vemos que a ação centralizadora imposta pela adoção do monoteísmo
revela a influência que essas outras religiões tiveram no estabelecimento do
islamismo. 05. resposta:[D] Comentário: Xiitas e sunitas formam as
mais importantes dissidências do mundo islâmico. Os xiitas são muçulmanos que
realizam uma interpretação literal do Alcorão e não aceitam qualquer outra
literatura na regulação de seu credo. Por outro lado, os sunitas admitem a
Suna, livro que conta a biografia de Maomé, como um texto auxiliar na
interpretação dos ensinamentos do Alcorão. Além disso, os xiitas acreditam que
o poder político deveria ser controlado pelos descendentes diretos de Maomé,
enquanto os sunitas acreditam que a escolha dos lideres políticos deve ser
feita livremente. 06. resposta: Os árabes dominaram o oeste do
Mediterrâneo e isolaram a Europa Ocidental, acentuando a tendência à
ruralização econômica e contribuindo para a consolidação do feudalismo.
07. resposta:[C] 08. resposta:[B] 09. resposta:[B]
10. resposta:[C] 11. resposta:[C]
Comentário: A hégira foi um dos mais importantes elementos da crença
muçulmana, na medida em que tal fuga foi essencial para que Maomé organizasse
as forças e os seguidores que lhe garantiriam o controle religioso da cidade de
Meca. Mediante esse triunfo, Maomé conseguiu disseminar o islamismo por toda a
Península Arábica. 12. resposta:[E] Comentário: De fato, a cultura
árabe foi responsável direta pela construção de um importante legado científico
que beneficiou o pioneirismo ibérico na expansão marítimo-comercial.
13. resposta:[B] Comentário: O ideal de expansão do povo árabe
esteve relacionado ao desenvolvimento da chamada “guerra santa” contra os
infiéis. No caso dos fundamentalistas, o ideal da “guerra santa” foi
reinterpretado e adequado para a organização de ações terroristas que iam
contra as nações ocidentais, principalmente os Estados Unidos, visto com
responsável pela degradação de seus costumes e o aviltamento de sua autonomia
política e religiosa. 14. resposta:[C] Comentário: Culturalmente, a
Europa Ocidental Medieval foi um caldeirão de contribuições de várias
civilizações, a começar pela cultura greco-romana, que se misturou com os novos
valores da cultura bárbara germânica durante a Alta Idade Média. Mais tarde,
não podemos esquecer das influências bizantinas e islâmica, esta última durante
o primeiro contato, na Península Ibérica, e mais tarde acentuada pelo
intercâmbio proporcionado pelas Cruzadas. 15. resposta: V V V V
16. resposta: Os pilares da doutrina islâmica, associados a decência
dos impérios persa e bizantino, contribuíram para a expansão dos árabes. Além
disso, devemos levar em conta os interesses econômicos dos mercadores árabes,
que foram essenciais no processo de expansão islâmica pelo mediterrâneo. O
contato com os europeus resultou no aparecimento, na região da Península
Ibérica, de uma cultura híbrida, responsável pelo desenvolvimento de várias
áreas do saber.17. resposta:[B] 18. resposta:[C] Comentário: Com a
expansão islâmica em direção ao sul da Europa, durante o século VII, sobretudo
na Península Ibérica, o confronto entre árabes e cristãos foi inevitável, com
grande atrito por questões religiosas tanto em Portugal quanto na Espanha –
haja vista que esses dois países só se tornaram unificados durante a luta
contra os muçulmanos.
19. resposta:[C] Comentário: O escritor argentino Jorge
Luís Borges era profundamente influenciado e inspirado por literatura árabe e,
nesse texto, evidencia a dimensão da grandeza e da importância do clássico As
mil e uma noites para a literatura universal. O adjetivo “infinito”, empregado
no texto, só torna mais clara essa evidência. Portanto, a alternativa correta é
a letra C. 20. resposta:[D] Comentário: A questão refere-se ao processo de
unificação islâmica sob a liderança do profeta Maomé, e não sobre o processo de
expansão, que veio logo depois. Então, a única alternativa que aponta para a
situação dos povos árabes antes do islamismo é a letra D. 21. resposta:[A] 22.
resposta:[E] 23. resposta:[B] Justificativa: A) Errada. Não
havia igualitarismo, mas uma concentração de riqueza e uma aristocracia
poderosa. B) Certa. A aristocracia vivia no luxo, mostrando poder e
ostentação, consumindo produtos dos mais diversos. C) Errada. Havia
banqueiros, mercadores e outros grupos que também possuíam riquezas e gozava de
vida suntuosa. D) Errada. Os romanos valorizavam a propriedade rural e
estavam absorvidos por um outro cotidiano e outras crenças religiosas. E)
Errada. Havia uma hierarquia social bastante forte, como também um número
expressivo de escravos domésticos. 24. resposta:[B] 25. resposta:[A] 26.
resposta:[A] 27. resposta:[B] 28. resposta:[B] 29. resposta:[D] 30.
resposta:[E]
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