terça-feira, 11 de setembro de 2012

Entrando no Meu Mundinho, onde vivo em eterna confusão

A arte de escrever e vivenciar cada palavra, cada frase... Me fascina! Eu costumo dizer que a leitura é muito mais do que letras, palavras, frases, textos e histórias. É um lugar onde você é capaz de sentir, presenciar fatos (mesmo que irreais). Inexplicavelmente encantador...
 
É possível ser feliz sem sonhos??
Depois de algumas horas de estudo, comecei a esfregar as mãos no rosto por não conseguir resolver uma questão. Olhei para a janela que fica ao meu lado e vi a vizinha limpando o quintal da sua casa. Quando dei por mim, estava refletindo sobre a vida dela, a Nica, que já deve ter, sei lá, uns 40 anos. E não sai de casa, se esconde da janela quando algum conhecido passa na rua (ela mora na casa da esquina).
Nica nunca se casou e nem a vi com homem algum desde que me entendo por gente. Às vezes penso: O que será que se passa na cabeça dela? E cheguei à conclusão de que nada daquilo era normal. Talvez algum distúrbio? É uma vida tão monótona, quase parada, se não parada. Quando vou até a casa da Nica entregar a capelinha, ela às vezes conversa comigo, pergunta como estou indo nos estudos e manda eu nunca desistir, "pois o estudo é muito importante na vida de uma pessoa". É então que percebo um certo ar de sabedoria semioculta naquela mulher. Mas em outros dias ela mal dá um oi e entra rapidamente em sua casa como se estivesse fugindo de alguém e não quisesse ser descoberta. Por vezes ela sorri, por vezes finge sorrir; por vezes seu olhar é nublado, por vezes é mistério.
Pergunto-me se ela é feliz. E se for, como faz pra ser feliz sem sonhos? Como faz pra ser feliz sem esperar nada, além do dia seguinte? Se chove ou dá sol, se irá fazer frio ou calor... Acho que é só isso que ela espera do dia seguinte.
Ela não trabalha fora de casa (mora com a mãe), não tem filhos, nunca construiu uma família, nunca lutou por um sonho sequer buscou ter conquistas. Nica às vezes limpa o quintal, fica olhando através da janela com vista para a rua (até algum conhecido aparecer). Nica nada espera da vida, apenas vive. E eu que espero tanto dos dias, sobrevivo com os obstáculos, mas de monótona a minha vida não tem nada. E se for? Se for, eu invento um sonho e um novo objetivo. Afinal, só é feliz quem sonha, ou não. Tenho minhas dúvidas.
 
 
Conflito Intelectual
Joana perguntou-se ao ouvir o barulho da chuva... O que é ser quando não se está sendo?? Sem obter nenhuma resposta imediata, pôs-se a pensar sobre o existir da vida humana.




  Ser racional e emocional são características dignas do Ser homem, hominídeo, humanizado, antropomórfico, tanto faz.

"A partir do momento que penso, reflito. E ao refletir, duvido. E ao duvidar, entro em colapso. Logo, entro em confusão com o ser, com o meu ser". - pensava Joana.
A inteligência que me acarreta é difícil de ser compreendida e lapidada. Pois na complexidade dos meus pensamentos, há um misto de tudo, tornando a dúvida e a incerteza aliadas do meu cérebro.

Pois, não é necessário provar para ninguém qual é o grau de inteligência que possuo. No entanto, ter dificuldade em organizar meu raciocínio crítico, torna-me uma das piores inimigas na hora de colocar à mesa todo o conhecimento que possuo.
Pessoas assim, como Joana, como poucas. Sentem-se desafiadas e questionadas diante da dificuldade em mostrar conhecimento. Frisando que não é pelo fato de pouco saber. Ao contrário disso, pelo fato de não ter habilidade em organizar tamanho conhecimento.
Ser de tal maneira, há suas vantagens e desvantagens. Porém, uma coisa é certa, a sua "hora" chega de surpresa perante os olhos dos outros. Só por isso faz-se entender que o doce tem gosto amargo de começo, mas depois o sabor torna-se eterno, ou pelo menos duradouro. E o eterno doce da vitória é o cheque-mate para chegar ao sucesso, ou seja, só no final é que se revelam as grandes mentes aos olhos dos incrédulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário