Do projetor de slides
ao datashow e ao “ppt”
Se você for um professor que nunca viu um mimeografo
(hã???), então talvez também não tenha conhecido o fascinante projetor de slides.
O projetor de slides foi, e ainda é, uma tecnologia
incrível, capaz de levar imagens de qualidade que enriquecem muito os conteúdos
abordados nos livros didáticos e permitem ao professor ilustrar conceitos,
apresentar esquemas, pranchas, mapas, etc., de uma forma bem mais prática e
agradável do que fazendo uso apenas da lousa e do giz.
As únicas dificuldades de uso do projetor de slides, que eu
me lembre, eram preparar os slides (era preciso comprá-los prontos ou pagar
para um estúdio fotográfico fazê-los para você) e lembrar qual deveria ser a
posição correta para colocá-los de maneira que não fossem projetados
invertidos. Também é verdade que a lâmpada do projetor queimava facilmente e
não custava muito barato.
Projetores de slides são conteporâneos do famoso e esquecido
(ou quase) retroprojetor.
Retroprojetores foram bastante usados para projetar em uma
tela, ou na própria parede, imagens, textos ou qualquer registro gráfico que
pudesse ser impresso em uma transparência.
Ao contrário dos projetores de slides, os retroprojetores
permitiam também que o professor fizesse anotações, em tempo real, sobre as
transparências.
O retroprojetor também era fácil de usar e não era preciso
comprar transparências preparadas, pois podia-se prepará-las usando uma lâmina
transparente apropriada e canetinhas coloridas especiais (que hoje usamos para
escrever em CDs e DVDs). Assim como o projetor de slides, o retroprojetor
também tinha uma lâmpada que vez por outra queimava e sempre custava caro.
Muitas escolas ainda possuem retroprojetores, e algumas
ainda conservam o projetor de slides. Mas pouquíssimos professores utilizaram
essas TICs em suas práticas pedagógicas cotidianas e desses são raros os que
ainda as utilizam.
De fato, há boas razões para abandonarmos o projetor de
slides e o retroprojetor: agora temos os computadores e os programas geradores
de apresentações de slides e, além disso, as apresentações podem ser projetadas
com um projetor multimídia (datashow) ou podem ser convertidas para o formato
de vídeo e apresentadas em um televisor acoplado a um DVD Player.
Nesse artigo vamos falar um pouco das apresentações de
slides digitais e sobre como podemos utilizá-las em nossas práticas
pedagógicas.
Por que o professor deveria se interessar por apresentações
de slides digitais (feitas em computador)?
Uma apresentação de slides digital tem muitas utilidades
para o professor. Abaixo listamos algumas possibilidades:
·
ela permite a apresentação do resumo de uma aula
de forma organizada e pode, portanto, servir de roteiro de estudo para o aluno;
·
é possível apresentar esquemas, desenhos,
ilustrações ou qualquer outro tipo de imagem digitalizada;
·
além das imagens, a apresentação de slides
digital permite que se agregue som e movimento, ou seja, é possível até mesmo
inserir filmes em uma apresentação digital;
·
os diversos recursos de formatação e de criação
de efeitos especiais dão à apresentação um aspecto profissional e dinâmico que
pode ser bastante didático e agradável para os alunos;
·
as apresentações feitas em computador podem ser
armazenadas, modificadas, reaproveitadas, distribuídas e compartilhadas na
internet;
·
o custo (em tempo e dinheiro) para produzir
apresentações de slides digitais é muito pequeno e o benefício de utilizá-las
pode ser bem grande;
·
para produzir uma boa apresentação de slides
digital não é preciso nenhum conhecimento sobre computadores além do necessário
para produzir um texto formatado em um editor de textos comum;
·
há vários softwares para gerar apresentações
digitais que são gratuítos e, na internet, há serviços da web 2.0 que também
podem gerá-las, armazená-las e distribuí-las sem nenhum custo;
·
as apresentações de slides são também
ferramentas de autoria, tanto para professores quanto para alunos, e são ótimas
ferramentas para apresentação de trabalhos escolares;
·
os alunos atuais precisam ter contato com essa
tecnologia para se capacitarem melhor para o mundo do trabalho ou para o
prosseguimento de seus estudos em níveis superiores, onde as apresentações de
slides digitais são muito comuns;
·
já existe uma variedade enorme de objetos
educacionais na forma de apresentações de slides digitais disponíveis e
compartilhadas na internet, e esse número cresce a cada dia;
·
apresentações podem ser usadas em aula, em
reuniões de pais, em conselhos de classe e em eventos da escola.
Além dessas possibilidades, ainda há muito espaço para a
criatividade de professores e alunos que poderão descobrir muitas outras
possibilidades. Se você conhece alguma outra possibilidade de uso pedagógico
das apresentações de slides digitais, envie como sugestão nos “comentários”
deste artigo. Aproveite e comente sobre sua experiência com o uso desse
recurso.
Requisitos pedagógicos para uma boa apresentação de slides
digital
Quer você produza suas próprias apresentações, quer você as
obtenha na internet, antes de usá-las é bom saber que:
·
Uma apresentação de slides digital com fins
educacionais precisa ter “conteúdo” e esse conteúdo precisa ter qualidade.
É imprescindível que os conceitos e as informações apresentadas sejam corretas,
estejam atualizadas e sejam apresentadas em uma linguagem clara, objetiva,
precisa e concisa;
·
A apresentação deve ter o papel de guia e ser
acompanhada de uma discussão e de uma reflexão sobre os assuntos tratados. Uma
apresentação não pode se esgotar em si mesma ou ser vista como uma “página de
conteúdo do livro didático”. Apresentações são resumos de idéias organizados de
forma didática;
·
Para que uma apresentação de slides digital
possa substituir com vantagens um resumo escrito em lousa, é preciso que ela
incorpore elementos que dificilmente poderiam ser apresentados em lousa, como
sons e imagens, por exemplo;
·
O tempo de apresentação dos slides e a
quantidade de conceitos e informações apresentadas, bem como o tamanho total da
apresentação, devem ser dimensionados de maneira que se possa tratá-los dentro
do espaço da aula, sem criar descontinuidades e sem exigir um número excessivo
de aprendizagens;
·
A apresentação não substitui o trabalho do
professor e nem deve ocupar um tempo muito grande da aula, podendo ser
intercalada com intervenções do professor e dos alunos ou com o uso de outros
recursos (como a lousa, demonstrações, atividades dos alunos, etc.);
·
A sequência de slides, as imagens, sons e outros
recursos incorporados à apresentação devem ser didaticamente válidos, ou seja,
tudo o que for apresentado deve ter um objetivo educacional claro e
premeditado;
·
Para toda apresentação de slides deve haver uma
avaliação correspondente onde se possa averiguar a aprendizagem do aluno. Em
alguns casos essa avaliação pode ser proposta como parte da própria
apresentação;
·
É importante fornecer as fontes de pesquisa
usadas para gerar a apresentação e dar os créditos necessários para todos os
autores, coautores e colaboradores;
·
As apresentações devem ser disponibilizadas,
preferencialmente na internet, para que os alunos e outros professores possam
acessá-las em qualquer momento futuro;
·
Como a apresentação de slides é uma ferramente
essencialmente “visual”, é preciso um cuidado especial com o design e o uso de
fontes, cores, imagens e efeitos especiais. Uma apresentação com caráter
pedagógico não deve ser apenas um show pirotécnico de efeitos especiais.
Aspectos técnicos de
uma boa apresentação
Há um certo consenso de que uma boa apresentação de slides
deve possuir algumas características técnicas que a torne agradável, acessível
e eficiente como ferramenta de comunicação. Seguem abaixo algumas
características técnicas que uma boa apresentação de slides digital deve
possuir:
·
A apresentação deve ser visível por todos na
sala. Posicione o telão em um local que permita sua visualização por todos os
presentes e faça sua exposição ao lado e não na frente do telão. Se for
obrigado a ficar um pouco mais distante do telão, use um apontador laser para
apontar; se estiver próximo ao telão e este for pequeno, use um apontador do
tipo “vareta”;
·
A letra utilizada para os textos dos slides deve
ter uma tamanho suficientemente grande para que todos possam ler os textos,
mesmo aqueles que estão mais distantes do telão. Evite usar fontes com tamanho
menor do que 20. Especialistas recomendam o uso de fontes com tamanho 30;
·
Procure usar apenas as fontes (tipos de letras
usadas pelo computador) mais comuns e disponíveis em todos os computadores (Arial,
Verdana, Times New Roman). Uma fonte “sofisticada” pode não existir no
computador onde a apresentação será executada e, nesse caso, seu texto pode
ficar desconfigurado;
·
Evite usar cores de fundo ou imagens de fundo
escuras, com muito contraste ou muito detalhadas. As cores claras, ou mesmo o
fundo branco, permitem uma visualização melhor para quem está distante do telão
e evitam problemas de contraste com as cores das letras ou problemas de
interpretação das cores pelo projetor. Além disso, a iluminação local também
pode afetar as cores mostradas no telão;
·
Evite usar letras coloridas e use-as apenas
quando quiser destacar uma palavra ou frase importante. Textos coloridos
raramente causam um bom impacto visual, as cores do projetor nem sempre são
iguais as cores vistas na tela do computador e a escolha infeliz da cor da
letra e do fundo da apresentação podem tornar a visualização do slide difícil
ou mesmo muito desagradável;
·
Use apenas os dois terços superiores do espaço
do slide, pois em muitas salas o público mais distante não consegue enxergar a
área total do telão e têm dificuldade para ver o terço inferior do slide;
·
Procure não usar imagens reduzidas demais. É
preferível que uma imagem seja apresentada em um slide próprio, acompanhada
apenas de um título e de sua legenda, do que inserida no meio de um texto. O
mesmo vale para gráficos e figuras em geral;
·
Efeitos de transição de slides dão um aspecto
mais dinâmico à apresentação e a tornam menos “monótona”, mas não têm nenhum
impacto na aprendizagem dos conteúdos do slide;
·
As animações de objetos (textos e figuras que
entram em cena de determinada forma e em momentos distintos de um mesmo slide)
devem ser usados com bastante parcimônia. Use efeitos de animação apenas quando
quiser apresentar itens de forma sequencial e evite “efeitos pirotécnicos” que
podem contribuir mais para a desatenção do que para a atenção do seu público
sobre o conteúdo exposto;
·
Evite listar mais do que três itens (parágrafos)
em um mesmo slide. O excesso de informações concentradas em um mesmo slide
prejudica a compreensão do conteúdo exposto e causa a impressão de
“complexidade do assunto”. Preferencialmente coloque nos slides apenas as
idéias principais e não explicações ou detalhes;
·
Evite apresentações de slides com muitos slides.
Uma apresentação com mais de 30 slides causa muito mais a sensação de ser um
livro do que de ser uma apresentação multimídia propriamente dita. Especialistas
recomendam no máximo 10 slides;
·
Antes de propor-se a apresentar slides com sons
ou vídeos inseridos nos slides, verifique se o local utilizado possui caixas de
som capazes de criar sons audíveis em todo o ambiente. É muito desagradável
assistir um vídeo com som sem poder ouvir corretamente as falas ou a música;
·
Sempre que for inserir um filme em um slide,
escolha a opção de apresentá-lo em tela cheia. Vídeos apresentados em áreas
pequenas são de difícil visualização e tornam praticamente impossível a leitura
de legendas quando elas estão presentes;
·
Numere os slides (isso pode ser feito de forma
automática) de sua apresentação, preferencialmente na forma “slide N de
Ntotal”. Isso dá ao seu público e a você mesmo uma boa percepção de tempo e de
rítmo da apresentação;
·
Se tiver dificuldade para visualizar o telão ou
a tela do computador da posição onde você se encontra durante a apresentação,
tenha em mãos uma cópia impressa dos slides que serão apresentados;
·
Sempre inclua uma página de abertura, uma
página deíndice e uma página final de créditos em suas
apresentações. Na página de créditos forneça seu e-mail para contato e evite
incluir sua “biografia” nesse slide;
·
Evite fazer suas falas sentado durante a
apresentação; procure não ficar nunca de costas para o público para apontar
slides; mantenha um tom de voz audível e não monótono e evite a todo custo “ler
os slides” (pois o público geralmente já sabe ler);
·
Antes de fazer uma apresentação pública pela
primeira vez, execute a apresentação no seu computador ou, preferencialmente,
usando um projetor de slides multimídia (datashow) para se certificar de que os
slides aparecerão conforme você planejou;
·
Faça sempre um “ensaio” da apresentação e
cronometre o tempo que gastará em suas falas, ajustando a apresentação e suas
falas para o espaço de tempo real de que você disporá quando fizer a
apresentação para seu público. Especialistas recomendam um tempo máximo de
apresentação de 20 minutos.
Encontrando
apresentações na internet
Existem milhares de apresentações de slides digitais
compartilhadas na internet que você poderá baixar e usar com seus alunos. Essa
facilidade só existe porque muitas pessoas compartilham suas apresentações com
os demais. Faça o mesmo com as apresentações que você mesmo criar.
Uma forma extremamente simples de encontrar apresentações
prontas na internet consiste em usar um buscador como o Google. Tomando com
exemplo esse buscador, experimente digitar o assunto que está procurando e
acrescente a expressão “filetype:ppt” no final do seu texto (algo como
“fotossíntese filetype:ppt”, sem as aspas). Aparecerão centenas de links para
apresentações no formato usado pelo PowerPoint (extensão “ppt”) sobre o tema
fotossíntese. Além da extensão “ppt” também há outra extensão de arquivo
bastante utilizada para apresentações: o “pps”. Nesse caso sua frase de busca
seria algo como “fotossíntese filetype:pps”, sem aspas.
Também é uma boa idéia procurar apresentações voltadas à
educação em sites que fornecem objetos educacionais ou em serviços de
compartilhamento de apresentações, como SlideShare, por exemplo. Nos links
sugeridos para aprofundamento, no final desse artigo, há boas informações sobre
onde e como compartilhar ou obter apresentações de slides digitais.
Criando e
compartilhando apresentações de slides digitais
Para criar uma apresentação de slides digital você precisa
de um software de criação de apresentações. O mais comumente usado talvez seja
o PowerPoint, que vem geralmente no pacote de softwares de escritório
Microsoft Office. O único inconveniente do PowerPoint é que ele é parte de um
pacote de softwares pago. Mas você também pode usar um software muito
semelhante e gratuíto, o Impress, que é instalado com o pacote de
escritório OpenOffice, ou com a versão brasileira do OpenOffice, o BrOffice. O
Impress é totalmente gratuito e tem as mesmas funcionalidades que o PowerPoint.
Há também opções de serviços da web 2.0 que fornecem
softwares para criação de apresentações digitais. A vantegem de usar esses
serviços é que você não precisa baixar e instalar nenhum software no seu
computador e pode gerar suas apresentações diretamente pela internet e depois
baixá-las para seu computador. Um ótimo serviço desse tipo é oferecido pelo
Google por meio do GoogleDocs. Com esse serviço você pode criar, armazenar e
compartilhar suas apresentações de slides no próprio GoogleDocs.
Para aprender a usar esses softwares de gerações de
apresentação há milhares de apostilas, tutoriais e apresentações na internet
que tratam desse assunto. Mas há dois recursos muito pouco explorados pelos
professores e que podem ajudá-los imensamente:
A ajuda do próprio software: todo software vem
acompanhado de uma “Ajuda” que pode ser acessada diretamente no próprio
software e que é um manual completo sobre como fazer cada coisa. Consultando a
ajuda do próprio software geralmente se resolve mais de 90% das dúvidas sobre
como usar o software;
A aprendizagem colaborativa: embora professores
gostem que seus alunos trabalhem em grupos de forma colaborativa, poucos usam
esse recurso para seu próprio aprendizado tecnológico. Sentar-se ao lado de um
colega que já tem alguma experiência, ou dos próprios alunos, e solicitar
ajuda, ainda é um dos meios mais eficazes para aprender a usar as novas
tecnologias, por fim ao usar ou adaptar uma apresentação feita por outra pessoa,
mesmo que você a modifique bastante, dê ao autor original o crédito pela apresentação
que você modificou. Faça isso na página de créditos onde você colocará também a
sua informação de contato. Faça a mesma coisa quando criar uma apresentação
baseada em textos de blogs, livros ou outras fontes, procurando sempre citar
corretamente as fontes utilizadas.
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