segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Com o avanço tecnológico e principalmente a disponibilidade de tecnologias que permitem o aumento da acessibilidade à internet para população Brasileira, a Metodologia de Ensino a Distância vem ganhando cada vez mais espaço no Sistema de Ensino Brasileiro.
Trata-se de um método de ensino, no qual, professores e alunos se relacionam através do ambiente virtual de aprendizagem (AVAS), que permite a integração entre o educador e o aluno (a), através da disponibilização de aulas web, vídeos e material técnico, além de incentivar a prática de pesquisas, através da consulta on-line de material disponibilizado na web, culminando na efetiva troca de ideias e conhecimentos entre os envolvidos.

Nessa modalidade os interlocutores principais (Coordenadores, Professores, Tutores e Alunos), transcendem a prática usual de ensino, fundamentada no ensino presencial para o ensino virtual. O professor é um mediador do conhecimento, que orienta o aluno na construção de sua aprendizagem. Ele recebe o apoio do tutor que também participa dessa prática pedagógica e o aluno é estimulado a pesquisar abstraindo assim o conhecimento relacionado à matéria proposta.

Esta prática alternativa de ensino, que contribui em muito para aqueles que não possuem disponibilidade para frequentar cursos presenciais, está atualmente recebendo o devido reconhecimento dos órgãos governamentais fiscalizadores do ensino, das entidades de classes e entidades/sistemas de ensino particulares. Podemos citar duas características que julgamos serem relevantes e que são bem quistas pelos que frequentam cursos EAD, a saber: a flexibilidade de tempo e a diversidade dos meios de aprendizagem, uma vez que, com o uso da tecnologia e internet pode-se ter acesso aos AVAS, no momento que for possível e necessário, permitindo ao aluno (a) a organização e planejamento dos horários nos quais o estudo poderá vir a ser concretizado, dentro da sua disponibilidade de tempo. 
Mas, dentro de todas as estruturas que os cursos a distância fornecem para aqueles que não podem estar em sala de aula, existem algumas desvantagens, como, por exemplo, a desvalorização do certificado no mercado de trabalho por causa do preconceito que existe sobre uma modalidade de ensino considerada por muitos um atalho ou um facilitador para obtenção do diploma. Na verdade, frequentar um curso a distância, requer muita disciplina e força de vontade, a abordagem é centrada no aluno o que lhe permite desempenhar um papel ativo na sua formação.
Portanto, a educação a distância é uma nova visão de ensino que mudará nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário