Afinal para que serve a História? Como deve ser
ensinada na Educação Básica? Que gradações devem ser observadas nos Ciclos I,
II e Ensino Médio?
CALDEIRA, Jorge - Mauá, Estadista do Império - Cia das Letras. São Paulo - s/d.
Primeiramente, devemos considerar que História é a
ciência humana básica na formação do aluno, pela possibilidade de fazê-lo
compreender a realidade que o cerca e, conseqüentemente, dotá-lo de espírito
crítico, que o capacitará a interpretar essa mesma realidade.
Todavia, formação de espírito crítico não significa, necessariamente, levar alunos a posições ideológicas extremadas, mas capacitá-los a discernir as várias linhas e correntes de interpretações, que se podem dar aos fatos históricos, em seus devidos contextos, e, a partir daí, permitir aos discentes realizar suas escolhas políticas, sociais, econômicas e culturais.
Por outro lado, a ciência histórica tem seus métodos e instrumentos de análise que se querem respeitados. O ensino de História, necessariamente, deve levar em consideração essas premissas, também, com a finalidade de estimular vocações para esse ramo do conhecimento humano. Assim, o estudo de documentos e as várias interpretações, suscitadas pela História, são pontos fundamentais no estudo dessa disciplina.
Todavia, formação de espírito crítico não significa, necessariamente, levar alunos a posições ideológicas extremadas, mas capacitá-los a discernir as várias linhas e correntes de interpretações, que se podem dar aos fatos históricos, em seus devidos contextos, e, a partir daí, permitir aos discentes realizar suas escolhas políticas, sociais, econômicas e culturais.
Por outro lado, a ciência histórica tem seus métodos e instrumentos de análise que se querem respeitados. O ensino de História, necessariamente, deve levar em consideração essas premissas, também, com a finalidade de estimular vocações para esse ramo do conhecimento humano. Assim, o estudo de documentos e as várias interpretações, suscitadas pela História, são pontos fundamentais no estudo dessa disciplina.
A afirmação, hoje muito difundida, por certas
correntes, segundo a qual, a educação não é neutra; no fundo, embute a idéia
segundo a qual História deveria ser desenvolvida a partir de uma linha
ideológica vinculada à realidade social, injusta e exclusiva, da qual são
vítimas, vastas parcelas da população brasileira e mundiais. Ora, tal
interpretação tende a criar a idéia, segundo a qual, somente ações radicais
teriam o condão de eliminar tais desigualdades e injustiças, o que desqualifica
a possibilidade da existência de vias democráticas de transformação nos países
que enfrentam tais problemas.
Até aí nada demais, posto que, num sistema
democrático, no qual vivemos, os professores têm o direito de adotar essa ou
aquela linha de interpretação histórica, em sala de aula. Ocorre que, ao adotar
"uma linha" de interpretação dos fatos históricos", negam-se aos
alunos os instrumentos necessários para desvelar o outro ou os outros lados da
questão, ou seja, deixam-nos impossibilitados de refletir sobre outras
interpretações, que poderiam enriquecê-lo culturalmente.
Por outro lado, a linha única no desenvolvimento de
conteúdos históricos, cria, na mente dos jovens, um preconceito odioso contra
formas políticas, sociais e econômicas vigentes e um sectarismo, extremamente,
perigoso.
Quando pensadores de esquerda criticam o
capitalismo, por exemplo, alguém poderia objetar que o socialismo
constituiu-se, comprovadamente, em experiências fracassadas, em países cuja
ineficiência econômica e totalitarismo político (economia dirigida pelo Estado,
regimes políticos de partido único) acabou por fazê-los ruir, totalmente, nas
últimas duas décadas do século XX, e que o segundo, ainda que imperfeito, criou
as mais sólidas economias e democracias mundiais, além de sociedades de elevado
bem-estar social do mundo contemporâneo.
Seriam verdadeiras as afirmações acima expostas? É o que deveriam perguntar-se os professores de História, quando de discussões sobre o tema com suas classes, mormente, os do ensino médio, realmente, interessados em formar o espírito critico dos alunos, oferecendo-lhes diversificadas bibliografias e diferentes instrumentos de análise histórica.
Seriam verdadeiras as afirmações acima expostas? É o que deveriam perguntar-se os professores de História, quando de discussões sobre o tema com suas classes, mormente, os do ensino médio, realmente, interessados em formar o espírito critico dos alunos, oferecendo-lhes diversificadas bibliografias e diferentes instrumentos de análise histórica.
A questão do ensino da história do Brasil, no
Ensino Fundamental e Médio .
Muito se discute, sobre a importância de os alunos
conhecerem a realidade brasileira. Todavia, sem um estudo do Brasil
contemporâneo, a partir de suas estruturas sociais, políticas econômicas e
culturais, isso se torna de difícil concretização.
Qualquer estudo de História do Brasil, nos ensinos
Fundamental e Médio, deveria começar pela situação atual do país a partir de
noticiários televisivos, pesquisa em jornais, revistas, livros didáticos e paradidáticos,
filmes históricos, entrevistas com membros de determinados segmentos sociais,
de acordo com a localização e possibilidades de cada escola.
Buscar as conexões entre presente e passado da
História brasileira, enriquecerá, sobremaneira, os conhecimentos dos alunos dos
vários Ciclos do Ensino Básico. Entretanto, o que se observa, é o hábito de
muitos professores montarem seus programas utilizando-se da cronologia
tradicional, Colônia, Império e República, selecionando excessiva quantidade de
conteúdos, durante o planejamento. Em decorrência desse fato, os alunos nunca
chegam a estudar o Brasil, no qual estão, realmente, inseridos.
Dada a liberdade de construção dos currículos de
História, durante o planejamento, nada impede que os professores iniciem seu
trabalho em História do Brasil a partir da análise das estruturas: sociais,
políticas, econômicas sociais e culturais, atuais para, a partir daí,
estabelecer as conexões necessárias entre o presente e o passado.
Assim procedendo, o professor teria a oportunidade
de selecionar os aspectos mais significativos dos diversos períodos da História
do Brasil, explorando-os com a necessária pertinência. Essa seleção eliminaria
os conteúdos supérfluos e enxugaria os programas, tornando-os factíveis para o
ano letivo.
Do ponto de vista político, por exemplo, os alunos
deveriam conhecer:
as características do atual sistema político: como
funciona o regime presidencialista? Como funciona o processo eleitoral? Como
evoluiu esse regime político da Colônia aos nossos dias? Que correntes
político-ideológicas estão representadas nas Câmaras Municipais, Assembléias e
Congresso Nacional?
Na abordagem desse tema, haveria a oportunidade de
estabelecer as relações entre o presente e o passado: a estrutura política
atual e a da Colônia, Império e República Velha, na medida em que elas deixaram
marcas profundas na vida política brasileira, de hoje.
Ao analisar o presidencialismo e seu funcionamento, o professor retornaria à administração colonial, ao regime monárquico, ao nascimento da República, buscando seus pontos de conexão: a comparação entre o regime imperial e o presidencialismo republicano. Desde seus primórdios, mostraria inúmeros pontos de contato e permanências do regime imperial no regime político atual, entre os quais, o excessivo poder do Presidente da República, ao longo da vida republicana, velha herança do Poder Moderador Imperial. Tudo isso trabalhado por meio de conteúdos significativos.
Ao analisar o presidencialismo e seu funcionamento, o professor retornaria à administração colonial, ao regime monárquico, ao nascimento da República, buscando seus pontos de conexão: a comparação entre o regime imperial e o presidencialismo republicano. Desde seus primórdios, mostraria inúmeros pontos de contato e permanências do regime imperial no regime político atual, entre os quais, o excessivo poder do Presidente da República, ao longo da vida republicana, velha herança do Poder Moderador Imperial. Tudo isso trabalhado por meio de conteúdos significativos.
O mesmo procedimento poderia ser usado no estudo do
coronelismo, ou seja, o domínio de grupos oligárquicos, ainda existentes, em
regiões do norte e nordeste, originários dos períodos Colonial, Imperial e da
República Velha, quando o "mandonismo local" era a base do sistema
eleitoral nas Câmaras Municipais ( instituição transplantada de Portugal à
Colônia) Parlamentos Provinciais e Imperial. O estudo, ensejaria, a análise do
processo eleitoral (desde o voto censitário imperial ao sufrágio universal
masculino no início da República) nos diversos períodos da História Brasileira
e a comparação entre as eleições de hoje às do Império (1822-1889) e República Velha
(1889-1930). Por outro lado, esse estudo suscitaria ampla discussão sobre o
regime cartorial-burocrático até hoje vigente no país, permeando práticas
políticas e econômicas e que, em parte, explicariam a corrupção nos
parlamentos, executivos e judiciários do país, cujos escândalos são matéria
prima cotidiana nos órgãos de imprensa escrita e televisada em todo o país.
Outros aspectos da vida política brasileira
poderiam ter o mesmo tratamento, vinculando, sempre, o presente ao passado.
Do ponto de vista social (sem preconceitos ou
dogmatismos), faz-se necessário o estudo das desigualdades: distribuição de
renda, da propriedade da terra- seus avanços e retrocessos (a questão do
latifúndio e as novas formas de exploração agrícola), buscando as relações entre
os problemas do presente com os fatos que deram origem a eles, nos diversos
períodos históricos.
Se a miséria, englobando grandes bolsões da sociedade brasileira, constitui, ainda, um grave problema social brasileiro, inegavelmente, o país evoluiu socialmente nos últimos 30 anos, sob todos os aspectos. Pesquisa sobre a evolução econômica brasileira, durante o século XX, demonstrariam os avanços sociais dela decorrente, obtidos nas últimas décadas.
Se a miséria, englobando grandes bolsões da sociedade brasileira, constitui, ainda, um grave problema social brasileiro, inegavelmente, o país evoluiu socialmente nos últimos 30 anos, sob todos os aspectos. Pesquisa sobre a evolução econômica brasileira, durante o século XX, demonstrariam os avanços sociais dela decorrente, obtidos nas últimas décadas.
Entrevistas com favelados, com membros do MST, com
moradores de rua, pequenos e grandes empresários, membros da classe média,
levariam os jovens a compreender melhor a realidade social exclusiva dos
bolsões de miséria das várias regiões brasileiras.
Mais uma vez, o retorno ao passado seria capaz de
levar os alunos a desvelar as origens das desigualdades sociais, ao longo de
nossa história. Para isso, a análise da sociedade Colonial e da Imperial,
fundada na mão-de-obra escrava, no latifúndio e no poder dos senhores rurais,
durante os vários ciclos econômicos brasileiros, mostra-se primordial.
O sistema de latifúndios, a partir do qual os
colonizadores e, depois, os grandes senhores do Império e República Velha,
apropriaram-se da terra, criando imensas propriedades, poderá levar os alunos a
entender a luta pela reforma agrária nos dias que correm e, ao mesmo tempo,
constatar o que foi feito ao longo da última década em relação à propriedade da
terra. Uma pesquisa sobre as novas formas de exploração agrícola, sobre os
assentamentos de membros do MST, já realizados, seus progressos e retrocessos,
os vários pontos de vista sobre a reforma agrária em andamento, também,
contribuiriam para esclarecimento do processo de ocupação da terra no Brasil..
Por outro lado, a análise da assimétrica
industrialização brasileira, ajudaria o alunado a compreender o grande
desenvolvimento industrial do Sudeste, o crescimento de suas elites urbanas e
das classes médias (insignificante, até meados do século XX), e o atraso do
Norte e Nordeste , dominados ainda pelo latifúndio, pela miséria e exclusão
social de grande parte de suas populações.
A evolução dessas distorções sociais, ao longo da
história brasileira, e a organização social brasileira, atual, enriquecerão os
conhecimentos dos estudantes e poderão levá-los a elaborar hipóteses para a
superação dos problemas.
O estudo comparativo entre a nossa sociedade e as
sociedades avançadas, que conquistaram um Estado de bem-estar social, a partir
da instituição de sistemas democráticos e reformas sociais profundas no campo e
na cidade (Estados Unidos, Suécia, Noruega, Dinamarca, França, Inglaterra,
Bélgica, Austrália, Canadá, Japão e mais recentemente os Tigres Asiáticos,
entre outros).
Será extremamente motivador, no estudo de problemas
ligados à miséria e à exclusão social brasileiras, levar os alunos a pesquisar
sociedades afluentes do mundo contemporâneo para descobrir a maneira pela qual
essas nações, conseguiram superar sérias distorções sociais comuns em países
latino-americanos, africanos e asiáticos.
Essa análise, contribuiria para a discussão de uma
série de meias verdades, entre as quais, a celebre "teoria da
dependência" através da qual algumas correntes tentam demonstrar que
dificuldades sócio-econonômicas, latino-americanas, em geral, e do Brasil, em
particular, sempre estiveram condicionadas à expansão econômica de países
desenvolvidos, esquecendo-se de que muitos dos problemas latino-americanos
decorreram da falta de democracia, de políticas equivocadas das elites
dominantes, nos diversos períodos históricos nos países do Continente, e da
extrema burocracia e regulamentações econômicas, travando o desenvolvimento
dessas nações, ao longo da História, fossem quais fossem suas colorações
ideológicas. A análise das conquistas econômico-sociais das grandes nações do
globo ajudaria, sobremaneira, na compreensão das dificuldades latino-
americanas.
De fundamental importância será o estudo da
escravidão, responsável pelo atraso econômico-social do país, deixando marcas
indeléveis na sociedade brasileira - racismo e preconceito, que determinam
dificuldades de ascensão social do negro decorrentes de discriminação no
mercado de trabalho, exclusão social, marginalização, etc. A pesquisa das
organizações negras e de suas lutas, para alcançarem plena igualdade de
direitos, hoje, mostra-se relevante.
A pesquisa sobre a escravidão e a discussão em classe, sobre a questão do preconceito racial existente no Brasil, seria o ponto de partida para o estudo da escravidão (indígena e negra), durante os diversos períodos da História Brasileira, culminando com a abolição dos escravos, realizada sem a preocupação de integrar o negro à sociedade, mantendo-o tão excluído, socialmente, quanto o foram enquanto escravos, fato que se agravaria com a permanência de uma mentalidade preconceituosa, entre vastas parcelas da população branca, que, ainda se manifesta em numerosas camadas, nos dias que correm.
A pesquisa sobre a escravidão e a discussão em classe, sobre a questão do preconceito racial existente no Brasil, seria o ponto de partida para o estudo da escravidão (indígena e negra), durante os diversos períodos da História Brasileira, culminando com a abolição dos escravos, realizada sem a preocupação de integrar o negro à sociedade, mantendo-o tão excluído, socialmente, quanto o foram enquanto escravos, fato que se agravaria com a permanência de uma mentalidade preconceituosa, entre vastas parcelas da população branca, que, ainda se manifesta em numerosas camadas, nos dias que correm.
A luta das entidades ligadas aos movimentos negros
e suas conquistas poderão levar o aluno ao conceito de cidadania e ganhar um
batalhador a mais na busca da igualdade de direitos entre os vários segmentos
desfavorecidos da sociedade brasileira.
O estudo das lutas pelos direitos da mulher, ao
longo de nossa história, e as conquistas obtidas.
A pesquisa da condição da mulher, na atualidade,
incorporando-se em todos os setores da vida brasileira, deve ser acompanhada do
estudo de sua situação social nos vários períodos históricos brasileiros para
que o aluno seja levado a avaliar o quanto elas tiveram de lutar para superar
discriminações sociais de todo tipo, ao longo de nossa história. O professor de
literatura poderá sugerir um estudo sobre mulheres, entre as quais as
personagens do livro "A Moreninha", além de Moema, Iracema, Capitu,
Marília de Dirceu, Luzia Homem, etc.. Uma investigação sobre pioneiras: Maria
Quitéria, Ana Nery, Chiquinha Gonzaga, entre outras personagens femininas de
destaque em nossa História, contribuirá para o enriquecimento discente, que,
com certeza, ignora a luta feminina para se afirmar como membro atuante de
nossa sociedade.
Do ponto de vista econômico é de fundamental
importância:
O estudo, não-sectário, do neoliberalismo,
globalização, relações econômica e interdependência entre o Brasil e demais
países do globo; o estudo da evolução econômica do Brasil, enfatizando sua
marginalização, à época da segunda revolução industrial do início do século
XIX, provocando o atraso industrial brasileiro, a duras penas superado nas
quatro últimas décadas.
O neoliberalismo é um tema que, hoje, perpassa
matérias jornalísticas, jornais televisivos, obras acadêmicas e quejandos.
Quando estudado no ensino fundamental e no ensino médio, é oferecida aos alunos
a oportunidade de discutir suas várias facetas, através de variados
instrumentos de análise?
Aqui, mais uma vez a volta ao passado, ou seja, o estudo
do liberalismo seria dos mais elucidativos.
Uma segunda questão, no estudo do liberalismo, seria a maneira como e quando foi inserido na vida brasileira, após a Revolução Francesa e Revolução Industrial. Esse fato ensejaria o estudo das lutas pela Independência política, com realce para a Inconfidência Mineira de l789, com sua conotação nitidamente política e a Baiana de 1798, com sua conotação social, nos fins do período colonial e a Independência no 7 de setembro de 1822.
Uma segunda questão, no estudo do liberalismo, seria a maneira como e quando foi inserido na vida brasileira, após a Revolução Francesa e Revolução Industrial. Esse fato ensejaria o estudo das lutas pela Independência política, com realce para a Inconfidência Mineira de l789, com sua conotação nitidamente política e a Baiana de 1798, com sua conotação social, nos fins do período colonial e a Independência no 7 de setembro de 1822.
O estudo do neoliberalismo remeteria o professor à
questão da globalização, tema recorrente nos dias que correm e seu caráter
quase irreversível, num mundo dominado pela informação instantânea e elevada
tecnologia. Mais uma vez, mostra-se fundamental levar o aluno a compreender seus
aspectos positivos e negativos, evitando o mestre, fórmulas prontas e
dogmáticas a respeito desse processo. A comparação entre a posição dos
operários frente às máquinas, durante a Segunda Revolução Industrial e os
movimentos antiglobalização, nos dias que correm, forneceria rico material para
a reflexão do aluno sobre o tema.
A pesquisa e discussão sobre a indústria brasileira
na atualidade, possibilitaria, mais uma vez, a volta ao passado, mormente as
dificuldades de inserção do Brasil na "era da máquina", nos fins do
século XIX.. A leitura por parte dos professores do livro "Mauá Empresário
do Império" de Jorge Caldeira ( Companhia das Letras, 1995) explica, com
muita clareza, a luta de Mauá pela industrialização do Brasil no século XIX e
os óbices impostos pela elite rural brasileira.
A questão metodológica no tratamento dos temas
É óbvio que não se pode desenvolver a mesma
História do Brasil nos diversos Ciclos do Ensino Básico. Tem-se de levar em
consideração a faixa etária a que ela se destina.
Entranto, tudo que foi exposto, anteriormente, pode e deve ser desenvolvido com os alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, resguardando-se, evidentemente, suas pertinentes graduações. Não é o caso das primeiras etapas do Ciclo I.
Entranto, tudo que foi exposto, anteriormente, pode e deve ser desenvolvido com os alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, resguardando-se, evidentemente, suas pertinentes graduações. Não é o caso das primeiras etapas do Ciclo I.
Com as crianças do Ciclo I, deve-se levar em
consideração os aspectos lúdicos, pitorescos e, até mesmo, os fantásticos, que
povoam suas mentes. Não se pode imaginar "sociologizantes"
interpretações históricas para essa faixa etária. É possível fazê-las entrar em
contato com aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais atuais, por
meio de entrevistas com populações pobres, empresários, negros entre outros
segmentos sociais, em um primeiro contato com a realidade que os cerca.
Porém, para introduzi-las no passado, será
fundamental levá-las a conhecer aspectos da vida cotidiana dos brasileiros nos
diversos séculos de nossa civilização: o que pensavam acerca de numerosas
questões do dia-a-dia? Como produziam aquilo que lhes permitia a sobrevivência
em meio inóspito como no Brasil dos primeiros séculos? Como os diversos
segmentos sociais relacionavam-se entre si e com os habitantes da terra, os
indígenas? Como deram-se as relações entre os brancos das diversas classes
sociais com indígenas e negros escravos? De que maneira, índios e negros
marcaram a civilização brasileira?
Tudo isso permitirá uma visão concreta de nossos
primeiros habitantes.
Dir-se-ia, portanto, que, para essa faixa etária,
seria fundamental a visão de quadros ou cenas específicas da vida política,
social, econômica e cultural da Colônia, Império e República. Para isso, textos
de autores da época, pesquisa iconográfica em revistas e jornais não são
difíceis de obter. Por outro lado, a leitura de obras históricas
infanto-juvenil e paradidáticas de História do Brasil, produzirão, além de
novos leitores, no contexto literário, uma curiosidade por fatos históricos,
que se aprofundarão nos Ciclos II e Ensino Médio.
Como se vê, não se trata de se ensinar uma
História, apenas, com base em datas, fatos e heróis brasileiros, comum, entre
os professores do Ciclo I, mas dotar a criança de uma visão, mais próxima
possível do país, por meio das formas de vida e pensamento dos brasileiros nas
diversas épocas. Visão histórica amparada pela constante mediação do tempo e
espaço históricos.
Assim, professor algum do Ciclo I deveria trabalhar
História do Brasil, sem as suas respectivas Linhas do Tempo e mapas históricos,
a fim de que possa levar os alunos a localizar fatos e datas fundamentais da
História brasileira e o espaço em que eles se deram, conteúdos esses, que os
estarão preparando para etapas mais complexas de estudo.
Anda muito em voga a ideia de que os conhecimentos
dos alunos devem ser por eles construídos. Qualquer conhecimento é construído
pelo aluno, posto que, seja qual for a metodologia empregada pelo professor, o
aprendizado é sempre uma construção de quem é levado a fazê-lo. Não fosse
assim, os alunos deixariam a escola nas mesmas condições em que entraram, o que
é absolutamente falso.. O que ocorre é uma construção de conhecimentos por
parte dos alunos, de maior ou menor qualidade, dependendo de quem ministra o
ensino.
No caso específico do ensino de História do Brasil, como em outras disciplinas, vários elementos entram nessa construção do conhecimento histórico. Ainda que se deva partir da realidade que cerca o aluno, através de uma série de contatos deles com essa mesma realidade, o estudo dos "fatos significativos" de nossa história, é fundamental, posto que, cérebro algum reflete no vazio. Ninguém pode ser levado a conhecer o passado, sem o estudo de fatos históricos específicos. Contudo, esses fatos só se integrarão à consciência dos alunos, ou seja, serão apreendidos, na medida em que se liguem ao já conhecido pelo discente. Daí a importância das aulas dialogadas, nas quais o novo conhecimento venha unir-se aos rudimentares, presentes na memória dos alunos. Daí a importância da leitura de obras históricas, didáticas, paradidáticas, de divulgação, acadêmicas e quejandos, em diferentes ciclos de estudo, na perspectiva de se formar o conhecimento histórico necessário à reflexão dos alunos. Não se trata, pois, de encher a cabeça de crianças e jovens de conteúdos aleatórios, ou seja, de personagens e datas (ainda que eles sejam imprescindíveis em determinados contextos) mas de vinculá-los a temas significativos para a compreensão do processo histórico.
No caso específico do ensino de História do Brasil, como em outras disciplinas, vários elementos entram nessa construção do conhecimento histórico. Ainda que se deva partir da realidade que cerca o aluno, através de uma série de contatos deles com essa mesma realidade, o estudo dos "fatos significativos" de nossa história, é fundamental, posto que, cérebro algum reflete no vazio. Ninguém pode ser levado a conhecer o passado, sem o estudo de fatos históricos específicos. Contudo, esses fatos só se integrarão à consciência dos alunos, ou seja, serão apreendidos, na medida em que se liguem ao já conhecido pelo discente. Daí a importância das aulas dialogadas, nas quais o novo conhecimento venha unir-se aos rudimentares, presentes na memória dos alunos. Daí a importância da leitura de obras históricas, didáticas, paradidáticas, de divulgação, acadêmicas e quejandos, em diferentes ciclos de estudo, na perspectiva de se formar o conhecimento histórico necessário à reflexão dos alunos. Não se trata, pois, de encher a cabeça de crianças e jovens de conteúdos aleatórios, ou seja, de personagens e datas (ainda que eles sejam imprescindíveis em determinados contextos) mas de vinculá-los a temas significativos para a compreensão do processo histórico.
Observam-se, hoje, que, fatos da História
brasileira são, absolutamente, desconhecidos da maioria de nossos jovens, que
não têm qualquer noção do que seja Colônia, Império e República e, muito menos,
o Brasil Contemporâneo e a localização de fatos importantes no espaço e no
tempo. Que dizer, então, dos homens que viveram nesses períodos. Portanto, o
professor deve estar atento a sua programação, selecionando, dos períodos
históricos, aquilo que é mais significativo para a compreensão do processo
histórico. Daí, repetirmos, a importância de se estudar o passado a partir do
presente, buscando as suas conexões.
BIBLIOGRAFIA
Nota: As escolas estaduais de Ciclo I e II têm
recebido da SEE numerosos livros para a composição de Bibliotecas - quando há
espaço para tal na unidade - Entre esses livros há numerosas obras históricas
que poderão ser de grande utilidade para os professores da disciplina.
CALDEIRA, Jorge - Mauá, Estadista do Império - Cia das Letras. São Paulo - s/d.
CARONE, Edgard - O
Movimento Operário no Brasil (1877- 1944) - Difusão Européia do Livro, 1979
CARONE, Edgard - A
República Velha, volumes I e II, Difusão Européia do Livro. s/d.
COMMAGER, Henry
Steele- Iniciação ao estudo de História - Zahar Editores Rio de Janeiro, 1967.
DEAN, Warren - A
Industrialização de São Paulo - Difusão Européia do Livro. São Paulo - s/d.
FAUSTO, Boris- A
Revolução de l930, Editora Brasiliense. São Paulo - s/d.
FRANCIS, Paulo -
Trinta anos esta noite - Cia das Letras, 1994. São Paulo.
HOLANDA, Sérgio
Buarque de Holanda - Raízes do Brasil, Livraria José Olímpio Editora, Rio de
Janeiro, MACHADO, Alcântara - Vida e Morte do Bandeirante, Livraria
Martins Editora (só encontrado em bibliotecas). São Paulo - s/d.
MAURO, Frederic - O
Brasil no tempo de D. Pedro II, Cia das Letras. São Paulo - s/d.
MOTA, Carlos
Guilherme (organizador) - Brasil em Perspectiva, Difusão Européia do Livro,
1973
RUY, Affonso, A
Primeira Revolução Social Brasileira (1798), Coleção Brasiliana, Editora
Nacional(só encontrado em bibliotecas). São Paulo - s/d.
SKDMORE, Thomas - De
Getúlio a Castelo (1930-1964), Editora Saga - Rio de Janeiro, 1969
SKDMORE, Thomas - De
Castelo a Tancredo, Editora Paz e Terra. São Paulo - s/d.
SODRÉ, Nelson
Werneck, Panorama do Segundo Império - Editora Nacional, Coleção Brasiliana,
1939 (só encontrado em bibliotecas). São Paulo
TORRES, Luiz
Wanderley - Tiradentes, a áspera estrada para a liberdade - Editora Obelisco,
São Paulo, 1965
VIOTTI DA COSTA,
Emília - Da Senzala à Colonia, Difusão Européia do Livro, 1966. s/d.
WIZNITZER, Arnold -
Os judeus no Brasil Colonial - Livraria Pioneira Editora. Editora Universidade de
São Paulo, São Paulo, 1966.
OBRAS GERAIS
HOLANDA, Sérgio
Buarque de (Coordenador), História Geral da Civilização Brasileira - Difusão
Européia do Livro, São Paulo, 1960.
NOVAIS, Fernando,
(Coordenador ) História da Vida Privada Brasileira - Volumes I, II, III e IV-
Cia. das Letras (Do período colonial ao século XX). É a mais moderna obra no
gênero no Brasil e de indispensável leitura para os professores de
História - Cia das Letras e enviada às bibliotecas das escolas estaduais
pela SEE. São Paulo - s/d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário