quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DIFERENÇA ENTRE TESE E ARGUMENTO

A TESE - constitui a ideia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor ou ouvinte: é o objetivo de convencimento do leitor ou ouvinte.
OS ARGUMENTOS  são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese. ARGUMENTOS DE AUTORIDADE- recorre a fontes de informações renomadas, como os autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese. É o tipo de argumento mais encontrado em livros didáticos ou em textos científicos. 
ARGUMENTOS POR RACIOCÍNIO LÓGICO - resultam de relações lógicas. Os mais comuns são os de causa e consequência e os de condição. Se este argumento não estiver bem estruturado logicamente, qualquer evidência de sua inadequação faz sua argumentação cair em terra. Os textos publicitários são argumentativos por excelência porque visam, pela própria função, agir sobre a vontade, as crenças e os comportamentos do leitor. Considerando então as diferentes formas que os ARGUMENTOS podem assumir para comprovar uma TESE,sem distinguir entre o ato de convencer (razão) e o ato de persuadir (emoção). 
O importante é que, na construção do texto argumentativo, todos os argumentos conduzem ao mesmo objetivo e produzam os efeitos desejados no interlocutor. 
Este poema é do mais famoso poeta português do século XX, Fernando Pessoa. 
PARA SER GRANDE 
Para ser grande, sê inteiro: nada 
Teu exagera ou exclui. 
Sê todo em cada coisa. 
Pôe quanto és 
No mínimo que fazes. 
Assim em cada lago a lua toda 
Brilha, porque alta vive
Fernando Antonio Nogueira de Seabra Pessoa (1888-1935) nasceu em Portugal, mas passou a infância na África do Sul. É conhecido por ter criado diferentes heterônimos (personagens) para assumirem a autoria dos diferentes estilos de seus ensaios e poemas. Como podemos perceber, até mesmo a lilnguagem poética presta-se à argumentação. Os vários argumentos utilizados pelo poeta conduzem a um mesmo objetivo. ESSA É A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO!!